Durante a estação mais fria do ano, é comum sentir mais sono – aquela famosa vontade de ficar na cama até mais tarde. Contudo, o inverno também vem acompanhado do tempo mais seco e algumas alergias respiratórias, que podem prejudicar a qualidade do sono. Neste post, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a dormir melhor durante este período e, claro, diminuir a sonolência típica da estação. Continue a leitura e confira agora mesmo!
+ Início do inverno: como se preparar
Descubra porque sentimos mais sono no inverno
Você já deve ter notado que, durante o inverno, sentimos sono excessivo. Isso tem relação com a diminuição da luminosidade, visto que os dias durante a estação são mais curtos e, em contrapartida, as noites duram mais tempo. Nestas condições naturais, a produção da melatonina é aumentada, já que o hormônio é estimulado pela baixa luminosidade.
+ Por que sentimos mais sono no inverno?
Além disso, durante a estação a nossa temperatura corporal diminui. Isso faz com que nosso metabolismo fique mais lento e, quando nos agasalhamos para aumentar o conforto térmico, o que torna normal o aumento da vontade de tirar aquele cochilo. Contudo, isso não significa que o sono no inverno seja sempre qualitativo. Continue a leitura e confira como melhorar seu sono!
Qualidade do sono no inverno
Segundo uma pesquisa realizada pelo SleepUp, que estudou mais de 500 voluntários, 24% dos participantes afirmaram que apresentaram uma queda na qualidade de sono durante o inverno. Além disso, 46% deles apontam que o frio é o fator que mais atrapalha na hora de dormir. E para 23%, o que impede um sono de qualidade são as doenças respiratórias típicas durante o período.
Dessa forma, para minimizar o impacto das baixas temperaturas na qualidade de sono, é necessário recorrer a algumas estratégias que amenizem a situação e facilitem o conforto na hora de dormir. Contudo, a pesquisa do SleepUp revelou que 44% das pessoas aderem a comportamentos que mais atrapalham que ajudam – 13%, inclusive, costumam utilizar o celular ou televisão para esperar o sono chegar, o que impacta na sua qualidade.
+ Inverno agrava sintomas da apneia do sono
Temperatura ideal para um sono saudável
O principal fator que impacta a qualidade do sono durante o inverno são as baixas temperaturas. Estudos comprovam que a temperatura ambiente ideal para o descanso à noite é entre 18°C e 22°C. Dessa forma, com temperaturas abaixo disso, as pessoas sentem muitos impactos durante a noite.

7 dicas para dormir melhor durante o inverno
Para dormir melhor durante a estação mais fria do ano, precisamos nos atentar primeiramente aos dois principais fatores que afetam o sono durante o período. O primeiro é a temperatura típica da estação. E o segundo é o tempo comumente mais seco. Para contornar esses problemas, existem algumas práticas a serem tomadas.
Para te ajudar a contornar esses dois problemas, trouxemos uma lista com 7 dicas para te ajudar a dormir melhor durante a estação. Dessa forma, você poderá dizer adeus ao desconforto causado pelo frio e potencializar a qualidade do seu sono REM durante a noite. Continue a leitura e confira todas as nossas dicas agora mesmo!
- Utilize pijamas ou roupas mais quentes ao se deitar;
- Deixe um cobertor sempre à mão, além daquele que utiliza, caso sinta mais frio durante a noite;
- Caso sofra com asma, sinusite, bronquite ou rinite, tome cuidado com as roupas ou cobertores que possam desencadear uma crise;
- Evite o consumo de álcool ou cigarro antes de dormir;
- Não utilize aparelhos eletrônicos, como celular, televisão ou computador antes de se deitar;
- Consuma chás relaxantes e outras bebidas quentes para se aquecer;
- Evite o consumo de remédios para dormir sem o aconselhamento médico.
Seguindo nossas dicas, ficará mais fácil ter um sono mais tranquilo e saudável durante o inverno. Mas vale lembrar que, no caso das pessoas que sofrem com a apneia do sono, existem outras práticas que devem ser levadas em consideração. Principalmente em relação ao uso do CPAP. Aqui em nosso blog, temos um artigo sobre o assunto. Clique aqui e confira agora mesmo!
Leia também:
+ Aromaterapia: entenda como ela pode te ajudar a dormir melhor
+ Por que dormimos? Dicas para melhorar o seu sono hoje
CPAPS no seu tratamento
Os aparelhos CPAP tem como função de tratar a apneia do sono, ele ajuda a evitar o ronco e impede a obstrução das vias aéreas através de um fluxo de ar proporcionando ao paciente um sono mais saudável. Para encontrar mais produtos voltados para os cuidados com a apneia do sono. Clique aqui e conheça a nossa loja online!
Deixe um comentário