Máscara VNI: para que serve, recomendações e modelos

A ventilação mecânica não-invasiva (VNI) é um dos principais métodos para garantir as trocas gasosas em pacientes diagnosticados com insuficiência respiratória aguda, dentre outras doenças pulmonares.

E, para isso, são utilizadas máscaras específicas para diminuir o desconforto respiratório, evitando quadros de complicação na respiração através desse mecanismo.

Segundo especialistas, o uso da VNI é indicado para auxiliar profissionais de saúde no tratamento dos principais problemas apresentados por pessoas nesses casos. O uso da máscara, com a respiração mecânica não-invasiva com pressão positiva (CPAP), possibilita o suporte na melhor dos níveis de oxigenação.

Por conta disso, a VNI reduz a necessidade de intubação, havendo a melhora de pessoas com sintomas graves e, consequentemente, prestando o suporte de oxigenação e diminuindo o tempo de internação.

Quais são as melhores máscaras para ventilação não-invasiva (VNI)?

Dentre as inúmeras máscaras de VNI existentes no mercado, algumas são mais populares por proporcionarem conforto e tecnologia durante a oxigenoterapia. A CPAPS separou aqui três opções excelentes que podem ser utilizadas tanto no meio domiciliar, quanto hospitalar. Confira!

1. Máscara Mirage QuattroMáscara Mirage Quattro

A primeira máscara da lista é a Mirage Quattro, que é uma das mais tradicionais e entre as preferidas graças ao seus exclusivos recursos para personalizar o ajuste.

Produzido pela Resmed, ela traz maior conforto e praticidade para o tratamento. Projetada para ser silenciosa, fácil de usar e se adaptar na maioria das pessoas, todas as suas partes podem ser substituídas sem a necessidade de trocar a máscara inteira.

Além disso, é compatível com diferentes tipos de aparelhos: CPAPs, BiPAPs ou VPAPs. 

Você pode conferir a Mirage Quattro em nossa loja online clicando aqui!

2. Máscara F3 iVolveMáscara F3 iVolve

Uma máscara que envolve nariz e boca (orofacial), esse modelo não possui orifícios de ventilação, sendo projetada para ser utilizada em circuitos de ramo duplo. 

A máscara F3 iVolve faz a canalização do fluxo de ar dos sistemas de ventilação, e seu uso deve ser supervisionado por um profissional qualificado, seguindo as instruções e parâmetros corretos.

No âmbito doméstico, o cotovelo transparente pode se transformar em uma máscara domiciliar, para tratamento de apneia do sono, oxigenoterapia e terapia respiratória, utilizando um CPAP ou BiPAP.

Conheça mais sobre esse modelo nesse link!

3. Máscara FitLife SE

Máscara FitLife SE

Desenvolvida pela Philips Respironics, essa máscara oferece cobertura e estabilidade de uma máscara orofacial, mas com o campo de visão livre e estrutura leve. Ela abrange toda a face do paciente, sendo mais suave com menos pontos de pressão.

A máscara FitLife SE canaliza o fluxo de ar de modo não invasivo (com ou sem oxigênio suplementar), possuindo entradas específicas para a oxigenoterapia. Seu grande diferencial é o fato de possuir alarmes e sistemas de segurança adequados para falha de ventilação.

Você pode conferir mais detalhes sobre esse produto clicando aqui. E, também, não deixe de conhecer todo o portfólio de máscaras para VNI disponíveis na loja online da CPAPS!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *