A apneia do sono afeta muito a vida do paciente, causando fadiga, dores de cabeça durante o dia, sonolência diurna e problemas de ronco durante à noite. Isso se deve principalmente à forma que a doença afeta o seu sono, impedindo que você descanse como deveria, por sofrer com as paradas respiratórias típicas da apneia. Contudo, você sabia que a natação pode ajudar a diminuir os sintomas do problema? Continue a leitura para saber como ocorre essa relação!
A natação é um exercício físico muito importante e completo tanto para adultos quanto para crianças. Essa atividade atua como prevenção e tratamento de diversas doenças respiratórias. Isso se deve ao fato de que os movimentos realizados durante a prática proporcionam o fortalecimento da musculatura intercostal, da caixa torácica e abdominal. Dessa forma, ajuda a aumentar a capacidade respiratória e força do diafragma.
Além disso, a natação ainda tem relação com a melhora de sintomas de asma, rinite e sinusite, segundo especialistas. Dessa forma, podemos notar como esse esporte pode ser benéfico para a sua saúde. No entanto, como essa prática pode influenciar no seu tratamento contra a apneia do sono? Bom, é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira a seguir o que é a apneia do sono, entenda melhor a função da natação na sua terapia respiratória e confira mais sobre o tratamento da apneia!
Entenda melhor o que é apneia do sono
A apneia do sono é um distúrbio respiratório que se manifesta durante a noite, que se caracteriza por breves e repetidas paradas respiratórias enquanto a pessoa acometida com o problema está dormindo. Dessa forma, esse distúrbio ocasiona um ronco alto e irregular, que é um dos seus sintomas mais comuns. Contudo, embora seja o mais conhecido, o ronco não é o único sintoma apresentado pelos apneicos.

Dentre os sintomas da apneia estão as dores de cabeça matinais, sonolência diurna, boca seca, ronco, cansaço excessivo, mau humor e problemas de concentração. “Quem possui esse distúrbio costuma apresentar não só um sintoma, mas sim a combinação de vários deles. O ronco alto e persistente é o mais comum”, explica o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Barbosa.
Além disso, a apneia do sono é um distúrbio que ocasiona diversas consequências. Afinal, quando não temos uma noite de sono satisfatória e o nosso corpo e mente não descansam como deveriam, começamos a notar o desencadeamento de diversos outros problemas de saúde que são ocasionados por esse desequilíbrio. Dentre os problemas relacionados à apneia do sono, temos:
- Dificuldade para se concentrar;
- Baixa no rendimento dos estudos ou trabalho;
- Desenvolvimento ou agravamento da depressão;
- Acordar diversas vezes durante a noite;
- Impotência sexual.
Outro ponto importante a se observar é que existe mais de um tipo de apneia do sono. Sendo eles a Apneia Obstrutiva do Sono, Apneia Central do Sono e Apneia Mista do Sono. Dentre esses transtornos, existem algumas diferenças que vale a pena conferir e se inteirar. Aqui em nosso blog, temos um artigo completo e recheado de informações sobre o assunto, você pode conferir no link a seguir: O que é Apneia do Sono?
Como a natação ajuda no tratamento da apneia
Visto que você já conheceu um pouco melhor a apneia do sono, assim como os diferentes tipos da doença, é hora de falarmos um pouco mais sobre como a prática da natação pode influenciar na melhora dos sintomas. Isso ocorre pois, como diversos outros exercícios físicos, a natação ajuda a fortalecer o nosso corpo.

O que poucas pessoas sabem, é que a natação é um esporte que auxilia muito na potencialização do nosso sistema respiratório e, portanto, é muito indicada para pessoas portadoras da apneia do sono. Isso acontece porque os exercícios são feitos no ar úmido, o que pode reduzir sintomas de asma e alergia, assim como na respiração bucal e consequentemente de roncos.
Segundo especialistas, a prática de atividades físicas, em especial a natação, promove o fortalecimento dos músculos responsáveis pelo fluxo de ar (entrada e saída de oxigênio) nos pulmões. Além disso, melhora a função pulmonar e atua ajudando a promover uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Outro ponto importante a se abordar diz respeito à melhora do condicionamento físico do paciente após o início da prática de atividades físicas como a natação. Isso é muito positivo para a melhora da apneia do sono, visto que o sobrepeso e a obesidade são duas condições que podem desencadear ou potencializar os sintomas do distúrbio do sono. Dessa forma, a estabilização de peso decorrida do exercício ajuda o apneico a ter uma melhor qualidade de vida.
A natação não substitui o tratamento com CPAP
Uma dúvida comum entre as pessoas é se a apneia do sono tem cura. Infelizmente, ela é uma condição que não pode ser curada, mas pode e deve ser tratada. Contudo, vale lembrar que, embora a natação possa ser muito benéfica para o paciente acometido com o distúrbio respiratório, ela não pode substituir a terapia respiratória.
O tratamento mais comum e eficaz para o problema se dá a partir do uso de um aparelho CPAP. Esse equipamento atua enviando um fluxo de ar positivo para as vias respiratórias, impedindo as paradas respiratórias noturnas. Dessa forma, ao seguir o tratamento correto, o paciente ameniza os sintomas e tem mais qualidade de vida. Quer saber mais sobre o tratamento do problema? Clique aqui e acompanhe o nosso blog!
Deixe um comentário