O concentrador de oxigênio portátil é uma das ferramentas mais importantes para o auxílio da oxigenoterapia. Esse tipo de tratamento tem a função de fornecer o oxigênio necessário para o organismo do paciente para que ele consiga manter a saturação O² acima de 90%, o que é indispensável para uma saúde de qualidade.
É comum que, em casos onde a saturação de O² caia demais, haja a necessidade, portanto, da utilização de um concentrador para a reposição de oxigênio. Nestes casos, o concentrador de oxigênio portátil se torna a melhor alternativa para o tratamento, já que o aparelho permite que a pessoa, por mais que esteja fazendo a terapia respiratória, viva uma vida normal e tenha maior possibilidade de sair de casa.
No entanto, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas relacionadas ao que exatamente é um concentrador de oxigênio, quando ele é necessário e se vale à pena alugar ou comprar um aparelho. Neste post esclarecemos todas essas dúvidas para você. Continue a leitura e fique por dentro do assunto agora mesmo!
Concentrador de oxigênio portátil: o que é?
O respirador de oxigênio portátil é um aparelho que tem a função de, assim como o nome diz, concentrar o oxigênio e o enviar para a pessoa. Contudo, o aparelho também faz a filtragem desse oxigênio, removendo as impurezas que são danosas ao organismo e que podem prejudicar a terapia respiratória, como vírus e bactérias, por exemplo.
A partir daí, o aparelho oferta a suplementação de oxigênio necessária para o paciente, auxiliando a aumentar a taxa de concentração de O² presente no organismo. Porém, o aparelho pode variar de acordo com a necessidade da pessoa que passará pelo tratamento. Continue a leitura e descubra quem precisa utilizar o aparelho, quais os benefícios de comprar e alugar, e dicas de aparelhos top de linha!
Leia também:
+ Falta de oxigênio: causas, consequências e tratamento
Quem precisa utilizar o oxigênio portátil?
Estes aparelhos são os equipamentos indicados para o tratamento de insuficiência respiratória, que ocasiona uma saturação de O² menor que 88%. Existem algumas doenças que podem causar a incidência do problema, confira alguns exemplos:
- Fibrose pulmonar;
- Displasia pulmonar;
- Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG);
- Covid-19;
- Asma;
- Pneumonia.
Contudo, para saber se há a necessidade de se fazer uma suplementação respiratória, é necessário que o paciente passe por um exame específico: a polissonografia basal. O exame se dá por meio da análise de diversos fatores, como as ondas cerebrais, nível de oxigênio do sangue e frequência respiratória. Durante o teste, tudo é medido por meio de sensores e, após a realização do exame, os dados são analisados por um especialista.
A partir daí, caso haja a necessidade, o médico indicará a utilização do concentrador de oxigênio para o tratamento do problema. Porém, a quantidade ideal de oxigênio vai variar de acordo com cada pessoa e será indicada por um exame chamado gasometria arterial.
Qual concentrador de oxigênio portátil é o certo?
Dependendo da necessidade de cada paciente, haverá a necessidade de um aparelho diferente. Por exemplo, em alguns casos, o paciente necessitará de um fluxo equivalente a um litro de oxigênio por minuto. Contudo, em outros casos, há a necessidade de dois litros. Por isso, a escolha do aparelho ideal dependerá do tipo de terapia necessário.
Contudo, hoje trouxemos 2 aparelhos para apresentar para vocês, que são indicados para este tipo de tratamento.
1. Concentrador de oxigênio portátil SimplyGo + carrinho de transporte – Philips Respironics

O kit oxigênio portátil, Philips Respironics, permite grande facilidade de uso, tanto em domicílio quanto fora de casa, por ser um equipamento pequeno e de fácil transporte. O aparelho é o mais leve do mercado que possui o modo de funcionamento contínuo de até 2 litros de oxigênio por minuto.
2. Concentrador de oxigênio portátil SimplyGo Mini com bateria estendida – Philips Respironics

O SimplyGo Mini, da Philips Respironics, garante bateria estendida, tela LCD sensível ao toque e um tamanho compacto que o torna perfeito para viagens. Este aparelho atua no tratamento da insuficiência respiratória enviando até 1 litro de oxigênio por minuto, garantindo, ainda, alta segurança, graças aos seus alarmes que indicam a ausência da respiração.
Oxigênio portátil: aluguel ou compra?
Quando o assunto é a dúvida em relação à necessidade de compra de um aparelho, é necessário analisar alguns prós e contras relacionados a cada uma das opções. O aluguel do aparelho, comumente, é mais indicado para pessoas que vão precisar da terapia por um período mais curto.
Contudo, há casos onde há a necessidade de se manter o uso do concentrador de oxigênio por um período de tempo mais longo e, em certos casos, até mesmo durante a vida toda. Para estes casos, a compra do aparelho acaba sendo mais econômica e garante um maior custo-benefício para o paciente.
Oxigênio portátil: preço
O oxigênio portátil apresenta preços variados. O valor investido, no geral, dependerá se haverá a necessidade de compra do aparelho ou se há a possibilidade de se alugar. Para quem optar por comprar o equipamento, saiba que, na CPAPS, você encontra as opções perfeitas para a sua terapia, seja em equipamentos portáteis ou estacionários. Conheça todos os aparelhos clicando aqui!
Deixe um comentário