Oxigenoterapia no tratamento contra o câncer

Já falamos aqui no blog sobre como a oxigenoterapia pode ser utilizada no tratamento de doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar. Mas você sabia que ela pode ser uma grande aliada, também, no tratamento contra o câncer? Saiba mais neste post do Blog CPAPS!

O que é a oxigenoterapia

A oxigenoterapia é um método terapêutico para complicações respiratórias e falta de ar, que funciona repondo o oxigênio até que ele esteja no nível acima de 90%, o ideal para a saúde. Este tratamento pode ser feito através da utilização de cilindros ou concentradores de oxigênio.

Tratamento complementar com a oxigenoterapia

Além dos tratamentos contra o câncer que visam combater o tumor em si, como a quimioterapia e a radioterapia, outros profissionais como psicólogos e nutricionistas desempenham um papel muito importante em todo o processo. A oxigenoterapia também pode fazer parte destes tratamentos complementares e objetiva aumentar a defesa do organismo, evitando a propagação do problema e o aparecimento de metástases.

tratamento-cancer-oxigenoterapia

O tratamento com oxigênio suplementar é capaz de aumentar a capacidade do corpo de se recuperar e eliminar micro-organismos causadores de doenças que podem agravar o quadro do paciente com câncer. Assim, a oxigenoterapia age tornando o sistema imunitário mais forte, matando bactérias, fungos, parasitas e vírus juntamente com células de tecidos deficientes e doentes. Além disso, aumenta a capacidade de multiplicação das células saudáveis no organismo.

Efeitos da oxigenoterapia no organismo

Entre os efeitos que a oxigenoterapia é capaz de promover a favor do paciente com câncer estão:

– A estimulação da produção de leucócitos, células que têm a função de defender o organismo;

– O aumento da dissociação entre oxigênio e hemoglobina, que facilita a oxigenação das células;

– A ação antineoplásica (anticâncer), que inibe o crescimento de novos tecidos como tumores;

– A ação antiviral;

– O aumento da flexibilidade e eficácia dos eritrócitos (glóbulos vermelhos), responsáveis por transportar oxigênio dos pulmões aos tecidos;

– O aumento da produção de “interferon” e fator de necrose tumoral, substâncias que o corpo utiliza para combater infecções e câncer;

– A melhora da oxigenação dos tecidos, proporcionando qualidade de vida para os pacientes que estão em tratamento do câncer.

Em nossa loja online, CPAPS.com.br, você encontra tudo que precisa para sua oxigenoterapia! Caso tenha alguma dúvida na hora de escolher os produtos mais apropriados para seu caso, conte com nossa equipe de especialistas, que pode te orientar via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.

 

Comentários

  1. Avatar de Sergei Luís schafer
    Sergei Luís schafer

    neceßito do kit transportável

    1. Avatar de Bruna Risso
      Bruna Risso

      Olá Sergei! Nós trabalhamos com concentrador de oxigênio portátil.
      A capacidade de concentração deles é entre 1 e 2 litros por minuto.

      Seria um desses que o senhor está precisando?
      Aguardamos o seu retorno e nos colocamos à disposição!

  2. Avatar de RENAN RICARDO FREITAS
    RENAN RICARDO FREITAS

    Olá, bom dia.
    A oxigenoterapia auxilia no combate ao câncer na cabeça? E as inalações podem ser feitas em casa ou tem que ser feitas pro profissional habilitado? Qual o tempo necessário para a aplicação? Ou não há tempo determinado? Minha filha está com essa doença, e estamos procurando todo o tipo de ajuda possível. Gostaria que me enviassem detalhes sobre o tratamento. custos, recarga dos cilindros, etc… Grato

    1. Avatar de Bruna Risso
      Bruna Risso

      Olá Renan!
      A oxigenoterapia não combate o câncer, é apenas um método terapêutico complementar que pode ajudar a aumentar a defesa do organismo.
      O uso de oxigenoterapia precisa de prescrição médica, pois o uso do concentrador ou cilindro de oxigênio, geralmente é recomendado quando há o comprometimento do sistema respiratório e queda de oxigênio no organismo. Não é possível começar o uso sem passar por um especialista, e depois de ter sido prescrito, um fisioterapeuta ou enfermeiro deve ir até a sua casa para fornecer suporte ao funcionamento do dispositivo, a manutenção, os cuidados e a forma de uso.
      O tempo necessário dependerá do grau de necessidade do usuário, ao qual também é avaliado pelo médico.

      O cuidado com a alimentação, com a ajuda de um nutricionista, e terapias com um psicólogo ajudam bastante a quem está passando por esse momento da doença.
      Nós aconselhamos a procurar o médico para avaliar o quadro da sua filha e verificar se há necessidade de adaptar oxigenoterapia ao tratamento dela.

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  3. Avatar de luzia
    luzia

    Olá a oxigenoterapia auxilia no paciente com cancer terminar, já liberado dos tratamentos paliativos por estagio final? Aguardando a vontade de Deus.

    1. Avatar de Bruna Risso
      Bruna Risso

      Olá Luzia! A oxigenoterapia é um tratamento complementar, um método terapêutico que deve ser feito somente com recomendação médica e acompanhamento de um profissional da saúde.
      A indicação de oxigenoterapia não está relacionado ao estágio da doença, e sim quando o câncer traz complicações respiratórias, comprometendo os níveis de oxigênio no organismo.

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  4. Avatar de Wilson orlando
    Wilson orlando

    Boa tarde, fui diagnosticado com Câncer de Próstata no começo deste ano e, após a confirmação passei a procurar não só os tratamentos convencionais como também estou tentando os alternativos. No começo tomei durante três meses o Androcur, que tem a função de estancar possíveis metástases e brecar o aumento do tumor, quando fui parar no ICESP, recebi com muita satisfação o atendimento e o profissionalismo dos seu funcionários e, o médico preferiu após vários exames iniciar o tratamento pela Imunoterapia, que é uma injeção trimestral e inclusive amanhã tomarei a segunda, estou bem tanto física como mentalmente e, como não tenho e não pretendo ter sintomas que me impeçam de trabalhar, passei a procurar outras fontes de conhecimento na área de Medicina Integrativa e dentre os médicos desta corrente, alguns salientaram a Oxigenoterapia. Posso fazer sem acompanhamento,?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Wilson, como vai?

      A oxigenoterapia é um método terapêutico, indicado para pacientes que possuem complicações respiratórias e falta de ar e, funciona repondo o oxigênio até que ele esteja no nível acima de 90%, o ideal para a saúde. Este tratamento pode ser feito através da utilização de cilindros ou concentradores de oxigênio.

      É importante ter um acompanhamento de um profissional médico, para que seja indicada a litragem de ar ideal.

  5. Avatar de vamberto dos reis queiroz
    vamberto dos reis queiroz

    faco uso de autohemoterapia ..oxigenioterapia com agua oxigenada medicinal P10v…e aveloz.
    tenho cancer de prostata.

  6. Avatar de Cristiane
    Cristiane

    Bom dia … meu pai tem câncer de laringe … estágio 4.. fez 4 quimio e 33 rádios…agora parece q voltou… ele terminou tratamento a 2 meses … indicaram essa oxigênio terapia a ele … realmente adianta?o dele é mestatase, parece q foi p coluna ,está c duas fraturas

  7. Avatar de José Arnaldo Cricco
    José Arnaldo Cricco

    Olá boa noite minha mãe tem 78 anos e muita dificuldade de respirar o câncer dela está num estágio mais comprometedor,ela pode usar este método apenas para que a dificuldade em respirar diminua,obs: recentemente ela teve água no pulmão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *