Se você já faz o uso da oxigenoterapia, já deve conhecer bem a importância de ter um oxímetro de dedo sempre à mão para fazer o acompanhamento. Esse equipamento vai ajudar a analisar como anda a saturação do seu sangue por meio de luzes infravermelhas. Assim, ele funciona para que você e seu médico acompanhem a eficácia da sua terapia respiratória.
Contudo, mesmo que já realize a terapia respiratória ou que esteja para começar, escolher o oxímetro de dedo ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Mas não se preocupe! Para te ajudar a comprar o equipamento certo para você, trouxemos diversas informações sobre o oxímetro de pulso de dedo e duas opções top de linha para você. Continue a leitura e confira!
Entenda melhor o que é oxigenoterapia
Segundo informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o ar que respiramos é composto por 21% de oxigênio. Essa quantidade é o suficiente para que as pessoas com pulmões saudáveis possam ter a quantidade correta de O² para ter uma vida saudável e uma boa saturação.
Contudo, no caso das pessoas acometidas por quaisquer doenças pulmonares, a respiração não é capaz de suprir a quantidade de O² necessária para uma taxa de saturação saudável. Assim, essas pessoas estão mais suscetíveis à necessidade de buscar melhorar as taxas de oxigênio de maneiras alternativas – que se dá por meio da oxigenoterapia.
+ Oxigenoterapia domiciliar: 3 dúvidas mais comuns sobre o tratamento
O ideal é que a saturação de oxigênio no sangue esteja acima dos 90%. Contudo, existem alguns problemas que podem comprometer a absorção de oxigênio. Segundo o fisioterapeuta e especialista CPAPS Eduardo Partata, a oxigenoterapia é ideal para o tratamento de diversos distúrbios respiratórios, como é o caso da asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar (FP) e displasia broncopulmonar (DBP), além de várias outras.
“A prescrição de oxigenoterapia serve para auxiliar em problemas respiratórios que causam deficiência de oxigênio ou hipóxia. Esse tratamento é feito por meio da administração de oxigênio com auxílio de um concentrador de oxigênio. Vale ressaltar que é preciso seguir a prescrição de um médico, que identificará a necessidade de cada situação”, afirma Eduardo Partata, fisioterapeuta da CPAPS.
Como é realizada a oxigenoterapia?
A oxigenoterapia é caracterizada como uma terapia respiratória que consiste na administração de oxigênio em uma quantidade superior à que é encontrada naturalmente. Ela tem como objetivo a garantia de uma melhor oxigenação dos tecidos e corpo. Assim, ela garante uma saúde melhor e a melhora do bem-estar.
Um dos métodos mais eficazes nesse tipo de terapia se dá por meio da utilização de concentradores de oxigênio. Esse aparelho conta com a função de concentrar o O² do ambiente e separá-lo dos demais gases – garantindo uma pureza de até 95%. Assim, o aparelho faz o envio do oxigênio para as vias respiratórias, permitindo uma melhor oxigenação do corpo.
+ Para que oxigênio portátil é utilizado?

O tratamento com o oxigênio portátil é indicado em casos onde a saturação de O² apresenta taxas abaixo de 88%. Como dissemos acima, essa insuficiência de oxigênio pode ser causada por inúmeros fatores e doenças que acometem a saúde da respiração. Confira abaixo algumas doenças que podem ocasionar insuficiência de O²:
- Fibrose pulmonar;
- Displasia pulmonar;
- Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG);
- Covid-19;
- Asma;
- Pneumonia.
Descubra para que serve um oxímetro de dedo
O oxímetro é um aparelho que tem a função de medir a saturação de oxigênio presente no seu sangue. Além disso, esse equipamento acompanha os batimentos cardíacos. Ele é uma ferramenta muito útil para as pessoas que sofrem com quaisquer doenças respiratórias e realizam a oxigenoterapia.
O acessório faz uma leitura das células responsáveis por transportar o oxigênio – conhecidas como hemoglobinas. Essa medição se dá por meio de luzes vermelhas e infravermelhas. A tecnologia do oxímetro de dedo portátil fornece dados de saturação precisos. Isso porque a capacidade da hemoglobina de absorver a luz varia de acordo com a quantidade de oxigênio presente nela.
Portanto, a diferença na absorção permite uma medição muito precisa do nível de oxigênio no sangue. Dessa forma, podemos fazer o acompanhamento diário da saturação de O² presente no sangue e, assim, analisar a eficácia do nosso tratamento respiratório. Assim se torna muito mais fácil adaptar a terapia respiratória caso necessário.
+ Oxímetro de pulso como reforço para a oxigenoterapia
Oxímetro de dedo: como interpretar e usar?
Para usar o seu oxímetro basta inserir um dedo no aparelho, navegar manualmente pela tela digital e pronto: seus sinais vitais aparecerão no painel. O sensor vai detectar os níveis de oxigênio ao monitorar os sinais luminosos gerados pelo oxímetro e refletidos pelo sangue por meio do tecido do dedo.
Confira 2 oxímetros de dedo perfeitos para você
Agora que você já sabe bem como funciona a oxigenoterapia, sua importância e como o oxímetro de dedo faz toda a diferença, que tal se falarmos sobre dois aparelhos top de linha perfeitos para você comprar? Hoje trouxemos os oxímetros de dedo disponíveis na CPAPS para você conhecer e usar na sua terapia respiratória. Confira agora mesmo!
1. Oxímetro portátil Nonin 9590

A primeira opção de aparelho que trouxemos para te apresentar é o oxímetro portátil Nonin 9590. Esse aparelho entrega um desempenho superior, com uma confiabilidade incomparável. Além disso, a eletrônica e o sensor desse aparelho são incorporados ao menor oxímetro do mundo, o que garante muito mais praticidade para o seu dia a dia.
O aparelho Nonin é conhecido por ser uma opção econômica para verificações pontuais e monitoramento de pacientes que passam pela terapia respiratória. Esse equipamento permite até 21 horas de uso contínuo e, fora isso, entrega cerca de 2500 verificações pontuais – o que garante muita durabilidade.
2. Oxímetro de dedo 301L com ANVISA e INMETRO

Mais uma opção sensacional de aparelho que pode fazer toda a diferença na sua terapia respiratória é o oxímetro de dedo 301L. Esse equipamento é muito indicado para a monitoração de pacientes hospitalizados ou em nível ambulatorial. Contudo, devido à sua versatilidade, também pode ser perfeito para o uso em casa ou academia.
Um ponto muito importante desse equipamento é a sua facilidade de uso. Além disso, esse oxímetro é muito pequeno e leve, o que entrega uma facilidade de mobilidade única. O 301L entrega, também, uma função muito interessante: ao não ser usado por mais de 20 segundos, ele se desliga sozinho, o que ajuda na preservação do equipamento.
Aprenda mais sobre saúde e terapia respiratória
Quer saber mais sobre saúde respiratória? Fica muito fácil fazer isso com a nossa ajuda! Aqui no nosso blog, você fica por dentro de tudo o que precisa saber sobre saúde respiratória, tratamento contra distúrbios respiratórios, dicas de bem-estar, como ter um sono saudável e muito mais. Confira todos os nossos artigos clicando aqui!
Além disso, também te ajudamos na sua terapia respiratória e tratamento da apneia do sono. Em nossa loja online, você tem acesso a todos os produtos que precisa para garantir mais saúde respiratória e qualidade do sono, como máscara, CPAPs, concentradores de oxigênio portáteis e muito mais. Conheça todos os nossos produtos clicando aqui!
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
Deixe um comentário