Já falamos do oxímetro aqui no blog CPAPS, um aparelho muito importante para medição dos níveis de saturação do oxigênio no sangue e da frequência cardíaca. Este item é muito utilizado em diversas situações, desde por atletas, para checar seus níveis antes e após os exercícios físicos e até em hospitais. Uma das utilidades mais significativas do oxímetro é no teste do coraçãozinho, que pode salvar a vida de muitos bebês. Saiba mais sobre o assunto neste post!
Como é feito o teste do coraçãozinho
O teste do coraçãozinho é um exame muito simples, feito para verificar possíveis problemas no coração do bebê, que deve ser parte da bateria de procedimentos realizados em um recém-nascido, assim como o conhecido teste do pézinho e outros. Este exame deve ser realizado no recém-nascido, após 24 horas completas desde o nascimento ou antes de 48 horas de vida.
O teste é rápido e indolor. Através de um oxímetro de pulso, o nível de concentração de oxigênio no sangue, que deve ser igual ou superior a 95%, é medido. O sensor é enrolado em volta da mão direita do bebê e depois em volta de seu pé. A luz do aparelho passa por toda a pele do bebê e realiza essa avaliação em cerca de 3 a 5 minutos.
Para que serve o exame
É comprovado que 30 a 40 % dos recém-nascidos que possuem doenças no coração recebem alta da maternidade sem um diagnóstico apropriado de sua condição. A oximetria é o primeiro passo para diagnosticar casos de hipóxia, falta de oxigênio e problemas cardíacos.
Em alguns casos, apenas auscultar o bebê pode não ser o bastante para diagnosticar possíveis doenças como, por exemplo, a cardiopatia congênita crítica, por isso o teste do coraçãozinho torna-se tão importante. Com ele, ocorre o diagnóstico dos problemas e maiores males podem ser evitados.
É importante lembrar que a oximetria não substitui outros procedimentos, como o ecocardiograma fetal, que deve ser feito com 20 semanas de gestação para verificar a existência, ou não, de problemas cardíacos.
Na CPAPS.com.br você encontra diversos tipos de oxímetro de pulso e acessórios que possuem certificação da Anvisa e seguem padrões de Normas Regulamentadoras Brasileiras. Confira nossos produtos!


Deixe um comentário