Muito se fala sobre o diagnóstico da apneia do sono, mas você sabe qual é o exame correto e para que ele serve? Continue lendo e saiba tudo sobre a polissonografia e como esse exame pode te ajudar a ter boas noites de sono!
Polissonografia, o exame do sono
A polissonografia é um exame que analisa a qualidade do sono e ajuda a diagnosticar as doenças relacionadas ao sono. Ele é indicado para pessoas de todas as idades que apresentam os sintomas da apneia do sono, como ronco, sonolência diurna, cansaço excessivo e mau humor.
O exame detecta a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular do paciente e a oxigenação do sangue. Além disso, a polissonografia também analisa a movimentação dos olhos e das pernas e os estágios do sono do paciente, já que eles sofrem interferência em casos de apneia do sono.
Como é feito o exame do sono?
Realizada por um médico do sono, a polissonografia é um procedimento simples. O paciente dorme – geralmente em uma clínica do sono – com sensores colocados na pele, com ajuda de esparadrapos anti-alérgicos e um clipe no dedo para monitorar o exame. Esses sensores detectam as informações necessárias para o diagnóstico da apneia do sono.
“Após a realização da polissonografia, solicitada por um médico, o tratamento pode ser feito com fisioterapeuta, que oferece suporte e acompanha se o tratamento da apneia do sono está sendo efetivo”, afirma o fisioterapeuta Clêdisson Souza, especialista na CPAPS.
Qual é o tratamento ideal?
O tratamento indicado dependerá do diagnóstico da polissonografia. Um dos mais eficazes, a terapia com CPAP impede que as vias aéreas sejam obstruídas ao enviar fluxo de ar positivo e constante.
Visite o site da CPAPS e conheça mais sobre os nossos produtos indicados para o tratamento da apneia do sono!
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
Deixe um comentário