Por que você não consegue parar de roncar?

O ronco é a respiração com ruídos durante o período do sono, um problema que aflige homens e mulheres por todo o mundo e até mesmo crianças. Isso mesmo, dados revelam que 5,6% das crianças roncam habitualmente. Isto porque o ronco não está somente relacionado ao peso ou à idade, como a maioria das pessoas acredita. Ele pode ser causado por diversos fatores que podem, ou não, ter a ver com estas características. Então, venha conferir com o Blog CPAPS porque você não está conseguindo parar de roncar.

Você pode estar acima do peso

A gordura acumulada em volta da traqueia por pessoas acima do peso dificulta a passagem do ar, enquanto a que se forma no abdômen e no tórax diminui a expansão da caixa torácica, o que faz com que menos ar entre nos pulmões. Assim, o grande esforço necessário para respirar acaba ocasionando o ronco. Você pode descobrir se está acima do peso fazendo o cálculo do seu Índice de Massa Corporal (IMC); basta dividir seu peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado e conferir nesta tabela onde o seu número se encontra.

obesidade-ronco

Você pode ter desvio de septo

O desvio de septo é um problema bastante comum que algumas pessoas podem passar a vida sem saber que têm e que pode estar te impedindo de parar de roncar. O septo divide o nariz em duas cavidades e quem tem este problema possui essa pequena parede com um formato e posições anormais, que dificultam a respiração e podem acabar causando o ronco. Consulte um médico para verificar se você possui esta condição e tomar as devidas providências.

Você pode estar dormindo em uma posição errada

Dormir de barriga para cima favorece a obstrução das vias aéreas, através do colapso da musculatura da faringe e da queda da língua em direção à garganta. Pode ser por isso que você não consegue parar de roncar. O ideal é dormir de lado, com o corpo alinhado horizontalmente. Para isso, escolha um bom colchão e travesseiro!

casal-ronco

Você pode ter apneia

O ronco é um dos sintomas da apneia, um distúrbio do sono em que a pessoa tem paradas respiratórias enquanto dorme. Tais pausas, que podem se repetir por até 300 vezes em uma noite, ocorrem devido ao fechamento da passagem do ar no nível da garganta.

Consulte um médico para descobrir quais as causas do seu problema e a melhor saída para ele! Nossos produtos podem te ajudar a parar de roncar! Visite CPAPS.com.br.

Comentários

  1. Avatar de Alcindo
    Alcindo

    Eu posso usar uma fita adesiva pra tampar a boca. Assim respiro pelo nariz sem ronco.

    1. Avatar de Bruna Risso
      Bruna Risso

      Olá Alcindo! Usar a fita adesiva para tampar a boca não eliminará o ronco, pois o ronco acontece devido ao estreitamento das vias respiratórias superiores, esse estreitamento dificulta a passagem do ar, provoca a vibração das estruturas respiratórias e gera um ruído, mais conhecido como ronco. Nós lhe aconselhamos a se consultar com o médico especialista do sono ou otorrino para para que possa avaliar melhor o seu quadro e assim propor uma solução que, de fato, resolva o problema. Se precisar de qualquer ajuda ou esclarecimento, pode contar conosco, estamos à sua disposição! Equipe CPAPS

    2. Avatar de Bruna Risso
      Bruna Risso

      Olá Alcindo! Usar a fita adesiva para tampar a boca não eliminará o ronco, pois o ronco acontece devido ao estreitamento das vias respiratórias superiores, esse estreitamento dificulta a passagem do ar, provoca a vibração das estruturas respiratórias e gera um ruído, mais conhecido como ronco. Nós lhe aconselhamos a se consultar com o médico especialista do sono ou otorrino para que possa avaliar melhor o seu quadro e assim propor uma solução que, de fato, resolva o problema. Se precisar de qualquer ajuda ou esclarecimento, pode contar conosco, estamos à sua disposição! Equipe CPAPS

  2. Avatar de cleide antunes coradini
    cleide antunes coradini

    OLÁ BOA TARDE TUDO BEM? TENHO MUITOS PROBLEMAR PARA DORMIR RONCO,TENHO DESVIO SEPTO NASAL,COM A PANDEMIA ESTOU COM DIFICULDADES DE DAR ANDAMENTO NOS EXAMES E TRATAMENTO,GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM APARELHO PARA MELHORAR ISTO OU NÃO? DESDE JÁ AGRADEÇO !

    1. Avatar de Júlia

      Olá Cleide, como vai?

      O CPAP é o tratamento mais comum para a apneia do sono (AOS). Seu funcionamento consiste no uso da pressão positiva e contínua nas vias respiratórias. Dessa forma, ele se assemelha a um compressor de ar, que fornece fluxo de ar ao paciente por meio de um sistema de máscara.

      A melhora da qualidade do sono, do desempenho no trabalho, do humor e maior disposição estão entre os benefícios do uso do CPAP. É importante que ao adquirir o aparelho, o paciente seja bem orientado por um profissional médico especializado.

  3. Avatar de Valdo Manzini
    Valdo Manzini

    Boa noite, ronco muito e tenho apneia. Já operei de desvio de septo e o ronco persiste. Já retirei as amídalas e sinto que depois da retirada delas, o meu palato meio que” desceu”. As vezes tenho a impressão de que ronco por isso. Isso acontece? E, caso sim, existe algum tipo de cirurgia ou parelho bucal para segurar o palato, que possa usar para parar de roncar?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Valdo, como vai? O uso do CPAP é o tratamento padrão para apneia do sono. O uso do CPAP no tratamento para apneia do sono consiste em evitar o fechamento da passagem do ar para os pulmões, causadas por desvio de septo, adenoide, relaxamento excessivo da língua, estreitamento das vias aéreas superiores e entre outros que favorecem a apneia do sono e o ronco. Seria muito interessante que buscassem uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar um exame chamado Polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono do paciente, através de sensores. Através deste mapeamento será possível identificar qual distúrbio do sono o paciente possui e identificar se o CPAP será a melhor opção para o tratamento. Permanecemos à disposição!

  4. Avatar de Silvana Amaro Bizarri
    Silvana Amaro Bizarri

    Tenho arritmia cardíaca será que pr isso que ronco muito

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Silvana, como vai?

      É muito importante buscar uma clínica especializada ou um profissional médico, afim de identificar se possui algum distúrbio do sono e quais são os melhores tratamentos. A polissonografia é um exame que monitora o sono, bem como o registro das ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória, os movimentos oculares e das pernas. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *