O pulmão inflamado ou a infecção pulmonar é comumente ocasionado pela incidência de algum fungo, vírus ou bactéria que se multiplica nos pulmões. O problema costuma apresentar uma série de sintomas, como febre e dificuldade para respirar. Contudo, esses não são os únicos indicativos do distúrbio.
Variando da região onde a infecção está localizada e de seus sintomas, a inflamação pode ser dividida em diversos tipos, como bronquite, pneumonia e bronquiolite. Neste post vamos te explicar sobre as possíveis causas que levam ao pulmão inflamado, quais sintomas cada um deles apresenta e a forma de se tratar. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Quais são as causas da infecção pulmonar?
Como dissemos acima, o problema é causado por vírus, bactérias ou fungos que se instalam no organismo por meio respiratório. Geralmente, eles vêm por meio de gotículas respiratórias liberadas por pessoas infectadas por meio da tosse, espirro e fala. A partir daí, há a contaminação e princípio dos sintomas do problema.
Geralmente, os fungos podem ser encontrados no ar naturalmente. Contudo, ao serem inalados, é raro que se desenvolvam e ocasionam os sintomas comuns de um pulmão muito inflamado, já que eles são facilmente combatidos pelo organismo de uma pessoa saudável. Porém, caso o sistema imune se encontre debilitado, pode haver o desenvolvimento de doenças respiratórias graves.
As causadoras mais comuns do pulmão inflamado são as bactérias e alguns vírus. Por isso, é muito importante o acompanhamento médico para o tratamento do problema, já que ele pode variar de acordo com o causador. Continue a leitura e descubra alguns tipos de infecções pulmonares, seus sintomas e formas de tratamento.
Pulmão inflamado: sintomas de cada tipo de infecção e seus tratamentos
Dentre os tipos da inflamação no pulmão mais comuns estão a bronquite, bronquiolite e pneumonia. Contudo, é possível que ocorra devido à contaminação com a Covid-19. O tratamento e diagnóstico deve ser feito por meio da consulta com um médico pneumologista, que saberá indicar qual é o problema e a terapia certa. Confira quais sintomas cada um deles apresenta e o tratamento mais indicado em cada caso:
1. Pneumonia
A pneumonia é uma doença respiratória causada pela infecção no interior do pulmão que resulta em uma reação inflamatória intensa a fim de combater o organismo invasor. No caso dela, os causadores podem variar entre vírus, bactérias e fungos. O problema causa comprometimento nas trocas gasosas, o que interfere na saturação de oxigênio no corpo.
Sintomas da pneumonia:
- Falta de ar;
- Respiração acelerada;
- Febre alta (38ºC ou mais);
- Tosse com catarro esverdeado, sangue ou tosse seca;
- Suor noturno;
- Dor no peito;
- Dor de cabeça constante;
- Cansaço ou dores musculares constantes.
Você vai se interessar: Descubra como a nebulização ajuda em doenças respiratórias
Tratamento da pneumonia:
O tratamento da doença respiratória pode se dar de várias formas. Isso vai variar da orientação do médico pneumologista, que será decidida de acordo com o grau do problema. Confira os tratamentos da pneumonia mais comuns:
- Medicamentoso: em casos mais leves, pode ser tratada com remédios que vão combater o agente infeccioso causador do problema. Em geral, é feito o uso de antibióticos para combater o problema.
- Terapia caseira: existem algumas coisas que podem ser feitas em casa para ajudar no tratamento indicado pelo especialista que auxiliam a amenizar o problema. Para isso, pode beber bastante água, fazer nebulização, repousar, evitar mudanças bruscas de temperatura e tomar apenas os medicamentos indicados.
2. Bronquiolite
A bronquiolite, por sua vez, é causada apenas por vírus inalados pelas vias respiratórias. Em geral, ela ocasiona a inflamação das vias aéreas mais estreitas do pulmão, os bronquíolos. A partir da inflamação desses canais, há o aumento na produção de muco e dificuldade para respirar.
Sintomas da bronquiolite:
- Peito chiando;
- Narinas alargadas ao respirar;
- Respiração acelerada;
- Irritabilidade e cansaço;
- Problemas para dormir;
- Falta de apetite.
Tratamento da bronquiolite:
No caso da bronquiolite, não há um medicamento antiviral que elimine o vírus causador. Contudo, o próprio organismo costuma se encarregar de tratar do problema após umas duas semanas. Portanto, durante o período sintomático, o problema deve ser tratado como se fosse uma gripe, mantendo o repouso e a hidratação constante. Mas lembre-se, em caso de piora dos sintomas, é necessário procurar um médico imediatamente.
3. Bronquite
A bronquite é uma doença respiratória caracterizada como a inflamação das principais vias aéreas do pulmão, que são os brônquios. Essa parte do órgão tem a responsabilidade de transportar o oxigênio de/para os pulmões. A inflamação faz os brônquios ficarem irritados e inflamados, o que causa sintomas, como a tosse seca, catarro, falta de ar e chiado no peito.
Conteúdo lido com frequência: 5 doenças pulmonares que causam o ronco (e por quê)
Sintomas da bronquite:
- Catarro claro, cinza-amarelo, branco ou verde, com ou sem sangue;
- Tosse com catarro ou seca;
- Problemas para respirar;
- Chiado ao respirar;
- Desconforto no peito;
- Febre;
- Inchaço nas pernas;
- Falta de apetite.
Tratamento da bronquite:
A forma de lidar com a bronquite pode variar, dependendo se o problema é agudo ou crônico. A bronquite aguda melhora naturalmente, sem necessidade de tratamento. Contudo, a bronquite crônica exige tratamento paliativo.
Para o tratamento da bronquite crônica são usados os analgésicos, anti-inflamatórios, expectorante, antitussígenos e antibióticos. Um tratamento muito comum para a manutenção de uma saúde respiratória boa se dá, por exemplo, pelo uso dos broncodilatadores, que explicamos neste conteúdo aqui!
4. Covid-19
O coronavírus também pode ser um causador da infecção pulmonar, já que é o causador de diversos problemas respiratórios e sintomas aos quais o mundo ainda está se adaptando. Para um tratamento de qualidade, há a necessidade de identificar o problema o quanto antes e, de preferência, manter o isolamento social.
Sintomas da Covid-19:
- Tosse seca;
- Febre alta (38º C ou mais);
- Garganta inflamada;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça;
- Congestão nasal;
- Perda de paladar e olfato;
- Problemas intestinais;
- Cansaço.
Tratamento da Covid-19:
Não existe nenhum medicamento ou tratamento específico para a Covid-19, porém, já existe uma vacina que protege o corpo contra. A vacina contra a COVID-19 funciona para imunizar o corpo contra o vírus SARS-CoV-2. Quando uma pessoa é vacinada, recebe uma dose da vacina, que contém uma pequena quantidade do vírus inativo ou fragmentos do vírus. Isso permite que o sistema imunológico da pessoa reconheça o vírus e aprenda a combatê-lo.
Além disso, a vacinação em massa também ajuda a reduzir a propagação do vírus na comunidade. Quando uma quantidade suficiente de pessoas está vacinada, o vírus tem menos pessoas para se espalhar, o que pode ajudar a interromper a cadeia de transmissão e prevenir futuros surtos.
Leia também:
Deixe um comentário