Rinite alérgica favorece o ronco e a apneia?

A obstrução total ou parcial das vias respiratórias, causadas pela rinite alérgica, favorecem – e muito – o ronco e a apneia do sono. Entenda!

Rinite x apneia do sono: qual é a relação?

Um estudo da Clínica de Imunologia e Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que a chance de pessoas que possuem rinite alérgica desenvolverem apneia do sono é 1,8 vezes maior quando comparado àqueles que não têm problemas respiratórios. A pesquisa foi realizada por meio do exame de polissonografia, que detecta possíveis alterações que podem ocorrer durante o sono.

Segundo a análise, os episódios de interrupção do sono – que caracterizam a apneia – foram mais frequentes e duradouros naqueles que apresentavam obstrução nasal. O fisioterapeuta Clêdisson Souza explica que isso acontece porque a coriza, causada pela rinite alérgica, obstrui as cavidades nasais, limitando os acessos de entrada do ar.

Essa obstrução nasal associada à congestão da rinite é um fator de risco para os distúrbios do sono, como o ronco e apneia do sono”, explica o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza.

Congestão nasal causa ronco?

A resposta é sim! O ronco está diretamente ligado com a obstrução das vias respiratórias causada pela rinite. Esse problema respiratório contribui para a formação dos chamados pólipos nasais, pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem nas mucosas nasais e nos seios paranasais. Eles favorecem a obstrução das vias aéreas e, assim, contribuem para o surgimento do ronco. Os pólipos nasais podem se formar em qualquer idade, porém são mais comuns em mulheres jovens e em adultos de meia idade.

Continue acompanhando o blog da CPAPS e tenha as informações sobre o tratamento da apneia do sono sempre em primeira mão!

Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES

Comentários

  1. Avatar de Rosângela da mata Francisco
    Rosângela da mata Francisco

    Bom saber,eu tenho rinite e ronco não sabia disso.

  2. Avatar de Carlos Patacas
    Carlos Patacas

    Quantas horas de noite ponho o aparelho 7 ou 8horas?

    1. Avatar de Júlia Galvão

      Olá Carlos, como vai?

      O ideal é utilizar o equipamento CPAP durante todo o período que o senhor estiver dormindo. Assim, terá o melhor aproveitamento dos benefícios da terapia do sono.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  3. Avatar de Rosemeire Ferreira
    Rosemeire Ferreira

    Tenho rinite e de alguns dias para cá durmo acordo assustada sem a respiracao o que pode ser

    1. Avatar de Júlia

      Olá Rosemeire, como vai?

      A coriza, causada pela rinite alérgica, obstrui as cavidades nasais, limitando os acessos de entrada do ar. Essa congestão gera interrupções respiratórias durante a noite. Mas fique atenta, caso ocorra com frequência, busque um profissional médico. 😊

  4. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Oi Júlia, CPAP nesses casos ajuda a melhorar o sono? Tenho rinite vasomotora e congestão nasal que piora muito quando estou deitado.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Gabriel, como vai?

      O aparelho CPAP é um equipamento utilizado para o tratamento contra a apneia do sono. Assim, ele ajuda a evitar o ronco, impedir a obstrução das vias aéreas e, por consequência, proporciona um sono mais saudável. Dessa forma, o equipamento ainda ajuda a diminuir as consequências geradas pela apneia, como o cansaço diurno, estresse e até a impotência sexual. Quem ronca já pode suspeitar de precisar usar CPAP! No entanto, é importante analisar os sintomas e comparar com os da apneia do sono. Por outro lado, para comprar CPAP e começar o tratamento, é necessário um exame do sono, a polissonografia. A polissonografia é capaz de detectar o distúrbio, portanto, através do diagnóstico o médico identifica se o CPAP será a melhor opção para fazer o tratamento. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *