O ronco pode gerar inúmeras consequências físicas e mentais para a saúde, uma delas é o mau hálito. Devido a obstrução das vias aéreas, muitas pessoas que roncam sentem dificuldade para respirar pelo nariz e, como consequência, mantêm a boca aberta por longos períodos durante o sono.
Isso dificulta a produção de saliva – um antibiótico natural que impede a proliferação das bactérias – e provoca um ressecamento e descamação das células bucais. Assim, é gerada uma placa bacteriana chamada de saburra lingual que causa o mau hálito. Veja, neste post, como evitá-lo.
Confira também! Acordar com a boca seca: saiba o que é e como resolver
Atenção para a apneia do sono
Pessoas que sofrem com a apneia do sono precisam ter um cuidado ainda maior com o mau hálito. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que como esse distúrbio é caracterizado pela obstrução parcial ou total das vias aéreas, há uma probabilidade maior de levar a pessoa a roncar e a sofrer os mesmos efeitos do ronco: boca seca e mau hálito. Isso porque, como respiram de forma muito limitada durante o sono, tendem a ficar com a boca aberta para conseguir respirar direito.
Como tratar o ronco e o mau hálito?
Para evitar o mau hálito de quem ronca é fundamental que seja realizada uma higienização da boca e da língua bem criteriosa com raspadores linguais. Além disso, é de suma importância que as pessoas que sofrem com o ronco, procurem um médico especialista para verificar a possibilidade da apneia do sono.
O melhor tratamento para a apneia do sono é com o uso do CPAP. Este equipamento envia um fluxo contínuo de ar para o paciente, capaz de desobstruir as vias aéreas e, assim, impedir o ronco e, consequentemente, o mau hálito.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para evitar o ronco e dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Qual é o profissional indicado para tratar o ronco?
Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
Deixe um comentário