Ronco é sinal de doença?

O ronco é um comportamento muito comum durante o sono. E pode até ser normal quando se dorme de barriga para cima, quando está muito cansado ou até mesmo quando se ingere bebida alcoólica, por exemplo. Porém, quando ele se torna frequente, incomoda o cônjuge, prejudica o relacionamento e o sono do casal, se torna um sinal de alerta. Com isso, o ronco pode estar relacionado a alguma doença. Veja, a seguir, a relação do ronco e outros sintomas que podem surgir, para saber se você sofre de algum distúrbio.

O ronco indica quais doenças?

A mais comum é a apneia do sono, uma doença que tem o ronco como um dos principais sintomas. Mas não é o único: o cansaço excessivo, sonolência diurna, acordar com o coração acelerado e até com falta de ar, também podem indicar a apneia do sono. O ronco também pode ser um sinal de alerta para anormalidades na formação da cavidade nasal e nasofaringe. De acordo com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, as causas relacionadas ao ronco podem ser diversas.

“A flacidez dos músculos da boca e da garganta durante o sono é uma das principais causas do ronco. Quando isso ocorre, acontece o impedimento da passagem do ar pelas vias aéreas. Fatores e doenças como a obesidade, desvio de septo, rinite, malformação congênita, idade avançada e até a ingestão de álcool também colaboram para o surgimento do ronco”, completa.

O que fazer para se livrar do ronco?

Para se livrar do ronco alto e persistente, primeiramente, é necessário ter o diagnóstico da doença que leva ao ronco. A polissonografia é o exame indicado para mapear os distúrbios do sono. O exame mede a atividade respiratória, a intensidade do ronco e se há interrupção respiratória durante o sono. Com os dados finais, é prescrito o tratamento que pode ser feito com o aparelho CPAP ou até mesmo com maneiras naturais de curar o ronco.

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Caso tenha alguma dúvida, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Separamos outros conteúdos sobre ronco que podem te interessar:

Como parar o ronco e dormir melhor?

Apneia do sono: ronco não é o único sintoma

Qual é o profissional indicado para tratar o ronco?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *