Ronco em crianças: veja o que pode significar

Como você já conferiu aqui no blog da CPAPS, crianças também podem sofrer de apneia do sono. E além disso, o ronco em crianças pode ser sinal de outras questões de saúde.

É preciso estar atento para esta doença, que pode prejudicar o coração, o crescimento e o desenvolvimento cognitivo e emocional, porque as sequelas destes problemas podem durar até a vida adulta. Fique atento aos sinais da apneia para evitar maiores consequências.

Indícios de que a criança sofre de apneia

Uma criança que sofre de apneia do sono pode apresentar ronco alto ou baixo, dificuldade para respirar, suor excessivo, dor de cabeça depois de acordar, agitação e menor rendimento na escola. Além destes fatores, fazer xixi na cama e dormir de boca aberta também podem ser sinais de que a criança não está dormindo direito e tem apneia do sono.

Possíveis causas do ronco em crianças

As causas do ronco em crianças são diversas, uma delas é dentária. Com uma mordida alterada, o jovem pode não conseguir fechar a boca corretamente e acabar respirando por ela. Esse problema pode ser corrigido com o uso de aparelho dentário, indicado por um odontologista.

boca-aberta-apneia

A criança pode ter, também, um aumento das amígdalas e da adenoide. Essas duas alterações prejudicam muito a respiração, pois impedem a passagem de boa parte do ar. Neste caso, a correção do problema é feita através de uma cirurgia, geralmente bem simples, que dura cerca de 30 minutos.

Outra possível causa do ronco em crianças é uma má formação dos músculos e do rosto, o que geralmente é genético. Neste caso, a solução é o uso do CPAP, aparelho que através da compressão do ar simula a respiração natural.

CPAPS.com.br possui produtos específicos para auxiliar no tratamento de apneia do sono e do ronco em crianças, além de uma equipe de especialistas para orientação via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.

Comentários

  1. Avatar de Fabiana de Souza Santos

    Meu filho ronca ele tem um ano é cinco meses e roca com a boca aberta

    1. Avatar de Júlia

      Olá Fabiana, como vai?

      As crianças que sofrem com apneia do sono podem apresentar ronco alto ou baixo, dificuldade para respirar, suor excessivo, sonolência, dores de cabeça durante o dia e até mesmo menor rendimento escolar. Para a detecção de uma possível apneia obstrutiva do sono (AOS), a polissonografia pode ser realizada em um laboratório especializado.

  2. Avatar de Dami
    Dami

    Olá sou a Dami.tenho uma filha com 9 anos.ela tem o peso um pouco alto.48kg.ja faz um tempo que ela começou a roncar assim que vai durmi.estou preocupada!!

  3. Avatar de Sueli Correia
    Sueli Correia

    Olá eu tenho.uma filha se 3 meses, tenho notado ela roncar, alto e baixo e muito agitada a noite.
    Vou relatar isso tudo a pediatra dela.

  4. Avatar de Leda
    Leda

    Tenho uma filha de sete anos q ronca muito alto oq fazer nesse caso

    1. Avatar de Júlia

      Olá Leda, como vai? Agradecemos por entrar me contato. Uma das explicações possíveis para o aparecimento do ronco em crianças, são sintomas relacionados a alergias, que podem obstruir as vias aéreas da criança e causar o ronco infantil. As infecções nas amígdalas e na garganta também são fatores que podem levar ao aparecimento do problema. O primeiro passo é verificar se a criança apresenta os sinais clássicos da apneia do sono. O ronco é o mais comum, mas o pequeno também pode sofrer com sonolência diurna e dores de cabeça durante o dia e, principalmente ao acordar. Existem também outros sintomas que merecem atenção, são eles: suor excessivo, dificuldade para respirar e, um bem fácil de ser observado, é se a criança está dormindo de boca aberta. É interessante investigar o que pode estar causando esse ronco excessivo para poder tratar da melhor forma, um Otorrino ou uma clínica do sono podem lhe auxiliar. Tratar desde cedo a causa vai ser muito importante para o seu filha, ela terá uma melhor qualidade de vida! 😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *