Se você é leitor do nosso blog, já deve saber que existem muitos fatores que podem interferir na qualidade do sono. Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é como noites de descanso ruins podem afetar a saúde do corpo, incluindo a saúde dos ossos.
Estatisticamente, os problemas para dormir atingem cerca de 45% da população brasileira e também tem uma influência negativa sobre a remodelação óssea. Segundo estudo feito pela Endocrine Society, nos Estados Unidos, todos os participantes da pesquisa sofreram redução em um marcador de remodelação óssea. Continue a leitura e fique por dentro agora mesmo!
Qualidade do sono afeta a saúde dos ossos
Para entender como a qualidade do sono afeta a saúde dos ossos, é necessário compreender como eles se desenvolvem. Em situações normais, os ossos crescem até os 18 anos e, uma vez que tenham atingido seu tamanho e forma adultos, o tecido ósseo segue em constante renovação. Sem parar, a matriz óssea antiga é reabsorvida e uma nova é formada, no processo que recebe o nome de remodelação óssea.
A função da remodelação óssea é restaurar as micro fraturas espontâneas que ocorrem nos ossos com o passar do tempo. O processo acontece de forma natural pelo corpo para adaptar a matriz óssea às demandas funcionais às quais os ossos são submetidos e disponibilizar cálcio e fósforo para o metabolismo. Existem fatores que podem influenciar na remodelação óssea, como o controle hormonal, a síntese proteica, a dieta e também a qualidade do sono.
Essa conclusão foi obtida na já citada pesquisa feita pela Endocrine Society, que observou que todos os participantes do estudo haviam sofrido redução dos níveis de P1NP, um dos marcadores da remodelação óssea.
Essa redução indicava que o tecido ósseo antigo estava sendo reabsorvido, mas a nova matriz não estava sendo formada na mesma velocidade, resultando na perda de massa óssea. Os cientistas chegaram à conclusão de que a consequência de um sono ruim pode ser osteopenia, osteoporose e a ocorrência de fraturas.
Conheça outros problemas de saúde afetados pela qualidade do sono
Para além dos problemas ósseos, noites mal dormidas também estão associadas à pressão alta, diabetes e obesidade. Além dos problemas de saúde física, a má qualidade do sono também é um fator que contribui para os problemas de saúde mental, como a depressão, cansaço emocional, falta de concentração e mudanças de humor.
Outro problema de saúde comum entre as pessoas que dormem mal é a apneia do sono, que é um distúrbio que impede a respiração correta durante o sono. É comum que as pessoas que sofrem com apneia ronquem enquanto descansam, esse fato é tão normal que, segundo pesquisa, 90% das pessoas que roncam têm algum grau de apneia do sono.
Entenda como melhorar a qualidade do sono
Diante dos diversos problemas de saúde que um sono ruim pode trazer, existem diversos tratamentos específicos que são direcionados por um médico. Seja em relação à saúde dos ossos, da mente ou do corpo, é importante buscar ajuda profissional o quanto antes.
O especialista mais recomendado para investigar os sintomas relacionados a noites mal dormidas é o médico do sono, já que ele direciona o paciente para exames específicos que vão apontar um diagnóstico.
Entre os casos mais comuns de problemas com o sono está a apneia do sono que, felizmente, possui um tratamento de fácil acesso e bastante eficaz através do uso diário do aparelho CPAP. Sendo um tratamento personalizado e confortável, a máquina envia um fluxo de ar positivo para as vias aéreas, impedindo a obstrução. Assim, há uma melhor qualidade respiratória e de sono durante a noite.
Leia também:
+ Refluxo e apneia do sono: entenda a relação entre eles
+ Qual é o profissional indicado para tratar o ronco?
Na CPAPS você encontra os melhores equipamentos
Em nossa loja online você encontra diversos aparelhos e itens focados em melhorar a qualidade do sono e no tratamento de apneia do sono. Além disso, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te ajudar a encontrar o CPAP perfeito: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Deixe um comentário