As mudanças no clima, com a saída do verão e a chegada do outono, mexem diretamente com o nosso sistema respiratório. Afinal, partimos de dias quentes para dias mais amenos. Dessa maneira, é comum sentirmos as diferenças climáticas. Pensando nisso, separamos 10 dicas para você ter uma estação sem se preocupar com questões respiratórias.
Quando há uma mudança brusca de temperatura ou clima, o corpo sente um choque térmico, e com isso algumas áreas, como a respiratória, podem sentir as consequência. Além disso, durante o outono, podem acontecer crises respiratórias ou alérgicas, o que inspira cuidados.
Estação de transição
O outono é considerado por muitos uma estação de transição. Por estar entre o verão, uma estação mais quente, e o inverno, mais frio, ele costuma carregar um pouco dos dois.
Por isso, o outono costuma ser uma estação com um clima mais ameno, seco e por vezes chuvoso, mas com os dias de sol ainda aparecendo, porém, menos quentes que o verão, por exemplo.
As crises do sistema respiratório
Sendo diretamente afetado pelo clima seco, o sistema respiratório acaba por sofrer crises. Com isso, crises alérgicas ou de doenças respiratórias como sinusite e rinite se tornam rotina para quem sofre dos males.
Assim sendo, alguns truques podem ajudar a aliviar as crises e manter os cuidados com a saúde. Confira 10 delas:
10 dicas para cuidar do sistema respiratório
Aprenda a cuidar do sistema respiratório e manter os cuidados com a saúde no outono:
1 – Mantenha a hidratação
Nos dias mais secos, a água passa a ter um papel ainda mais importante para os cuidados com a saúde. Ela irá hidratar o corpo e também diluir as secreções, que costumam ficar mais secas e difíceis de serem eliminadas nessa época do ano.
2 – Evite poeira ou fumaça
Para algumas pessoas, poeira ou fumaça podem atacar algumas doenças respiratórias. Por isso, fazer uma limpeza de rotina no ambiente e evitar o contato com fumaças e pessoas fumantes pode ajudar a diminuir as crises.
3 – Troque as roupas de cama
Roupas de cama como lençóis, edredons e travesseiros, se ficarem por dias expostos ao ambiente, podem acumular itens como poeira e ácaro. Assim, pessoas que tenham doenças respiratórias como bronquite, asma e sinusite devem manter trocas de rotina.
Além disso, itens e animais como pelos também requerem cuidados especiais, pois podem gerar crises nos portadores.
4 – Umidifique o ambiente
O tempo seco prejudica o sistema respiratório e por isso a saída é umidificar o ambiente. Hoje, no mercado, já existem diversas opções de umidificadores de ar disponíveis.
Por outro lado, também existem opções caseiras, como bacias de água no ambiente ou toalhas molhadas, que ajudam na evaporação e a umidificar o ambiente.
5 – Tenha sempre soro fisiológico
O soro fisiológico é um grande aliado de quem deseja reforçar os cuidados com a saúde no outono. Por hidratar e limpar regiões como o nariz e os seios da face, ele pode ser utilizado com frequência no dia a dia.
6 – Um cuidado especial com a alimentação
Durante esse período, o sistema imunológico pode sofrer alterações. Por isso, é essencial manter a imunidade alta para evitar doenças como gripes e resfriados. Dessa maneira, a ingestão de vitaminas como a C, ajuda a fortalecer o organismo.
7 – Mantenha a ventilação dos ambientes
Por conta dos dias mais amenos, muitas pessoas acabam fechando mais as portas e janelas ou até mesmo não permitindo que o ar circule. Para quem tem problemas respiratórios, a ventilação deve ser constante.
Impedir o ar de circular pode causar fungos no ambiente, gerando crises alérgicas ou de doenças respiratórias como a bronquite.
8 – Limpe ventiladores e o ar condicionado
O ar condicionado e o ventilador são ótimas maneiras de deixar o ar circular. Por outro lado, também costumam acumular sujeiras e poeiras e conforme liberam o ar, espalham essas partículas no ambiente.
Por isso, mantenha em dia a manutenção e a limpeza dos filtros e dos aparelhos para que não haja qualquer tipo de problema com eles.
9 – Inalações
Dependendo da gravidade dos problemas respiratórios, a inalação pode ajudar. Seja com soro fisiológico, com ervas ou demais opções, ela pode ajudar na hidratação da mucosa.
As sessões de inalação também permitem que o sistema respiratório sinta menos os impactos do tempo seco.
10 – Mantenha as vacinas em dia
Anualmente há a campanha de vacinação contra a gripe. Se você fizer parte do grupo que pode se vacinar, busque deixá-la em dia. Isso fortalecerá o sistema imunológico e descartará doenças respiratórias em um possível diagnóstico.
Cuida da sua saúde respiratória com a CPAPs
Cuida da sua saúde respiratória com a CPAPs. Em nosso site você encontra diversos acessórios para tratar ou evitar problemas respiratórios. São filtros, tubos aquecidos, umidificadores de ar e muito mais.
Visite o nosso site e aproveite! São filtros, tubos aquecidos, umidificadores de ar e muito mais.
Deixe um comentário