Sono da beleza: descubra como dormir influencia na estética

Segundo um estudo divulgado pela Nature Cell Biology, o colágeno é responsável por fornecer a estrutura necessária para a nossa pele, garantindo toda a integridade, elasticidade e força necessária para seu mantimento. Além disso, de acordo com os pesquisadores, durante o sono, as estruturas da pele, formadas por colágeno, se reestruturam. Isso comprova o conceito do “sono da beleza”.

De acordo com o afirmado pelos pesquisadores, existem dois tipos distintos de fibras colágenas. Sendo, em primeiro lugar, as fibras grossas, que contam com cerca de 200 nanômetros de diâmetro e são geradas apenas até os 17 anos, permanecendo no corpo pelo resto da vida. Além delas, existem as fibras finas, com 50 nanômetros de diâmetro e que são quebradas diariamente. 

Além disso, segundo especialistas, quando o sono não é suficiente, há uma maior produção dos hormônios ligados ao estresse, provocando a vasoconstrição. Neste caso, a pele tende a ficar mais pálida, sem brilho, olheiras, inchaço e tem maior tendência ao aparecimento de diversos vincos. Assim, o sono é intimamente ligado à beleza.

Descubra como o sono se relaciona à beleza

Durante a noite, o corpo fabrica diversas substâncias importantes para a manutenção da pele e cabelos. Enquanto dormimos, por exemplo, produzimos os hormônios de crescimento, que são responsáveis por evitar a flacidez e promover a renovação muscular. Além disso, durante o sono, há a produção de cortisol, que melhora o humor e a disposição.

Portanto, para manter a beleza em dia, bem como cuidar da saúde, é indispensável que você mantenha horários regulares para dormir. Além disso, garantir um sono tranquilo, em um ambiente arejado, silencioso e confortável faz toda a diferença, assim como dormir uma quantidade de horas saudável diariamente.

Quantas horas dormir diariamente?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não existe uma regra quanto à quantidade de horas de sono necessárias  diariamente. Isso porque cada pessoa conta com o próprio relógio biológico e o que vale mesmo é como você se sente assim que acorda. Contudo, National Sleep Foundation, aponta uma tabela com período médio de sono para cada idade:

Leia também: Quantas horas é preciso dormir por dia?

  • 0 a 3 meses: 14h a 17h;
  • 4 a 11 meses: 12h a 15h;
  • 1 a 2 anos: 11h a 14h;
  • 3 a 5 anos: 10h a 13h;
  • 6 a 13 anos: 9h a 11h;
  • 14 a 17 anos: 8h a 10h;
  • 18 a 25 anos: 7h a 9h;
  • 26 a 64 anos: 7h a 9h;
  • A partir dos 65 anos: 7h a 8h.

3 dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Como já dissemos, o sono é intimamente ligado à sua beleza. Contudo, além da quantidade de horas de sono ideal, é necessário, também, se atentar à qualidade do sono. Para te ajudar nisso, trouxemos 3 dicas incríveis que vão revolucionar a qualidade do seu sono. Confira agora mesmo!

1. Cuide da sua alimentação antes de dormir

cuide-da-alimentacao-antes-de-dormir
Uma boa alimentação antes de dormir faz toda a diferença na qualidade do seu sono.

O ideal é que sempre antes de dormir você evite alguns alimentos mais pesados, como as massas. Além disso, é bom deixar o café, pimenta, açúcar e canela de lado, já que são estimulantes. Antes de se deitar, opte por um jantar mais leve, com carne branca e salada, e, antes de dormir, finalize o dia com um chá de hortelã ou erva-doce.

2. Cuidado com os cochilos durante o dia

cuidado-com-os-cochilos-durante-o-dia
Dormir muito durante o dia pode interferir na qualidade do seu sono durante a noite.

Os cochilos muito longos durante o dia podem acabar interferindo na qualidade do seu sono durante a noite. Por este motivo, o ideal é que você evite aquele soninho após o almoço, a fim de garantir uma noite de sono mais agradável e satisfatória.

3. Evite o álcool e o cigarro

Por mais que algumas substâncias presentes no álcool e cigarro proporcionem uma sensação de relaxamento, elas causam um efeito mais nocivo ao sono. Isso porque, o cigarro, por exemplo, aumenta as doses de adrenalina e diminui a produção de melatonina, assim como o álcool e, assim, prejudica a qualidade do sono.

Leia também: Cigarro antes de dormir: quais os riscos à saúde do sono?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *