Má qualidade do sono x problemas físicos e sociais

Nada como dormir bem! Uma boa noite de sono pode te manter longe de diversos problemas de saúde e até sociais. Mas, diversos fatores podem te levar a ter um sono ruim. Uma pesquisa feita aqui no Brasil analisou os subgrupos que são mais suscetíveis a um sono de má qualidade e como isso afeta a vida destas pessoas. Quer saber qual a relação entre má qualidade do sono e problemas de saúde? Continue a leitura!

Veja também! 4 hábitos que ajudam a melhorar seu sono

Estudo sobre qualidade do sono

Um estudo publicado na Revista Saúde Pública, realizado por pesquisadores da Universidade de Campinas, analisou quais os perfis de pessoas que são as mais suscetíveis a um sono de má qualidade e como isso afeta a vida delas. Um total de quase duas mil pessoas participaram da pesquisa, entre elas, adolescentes, adultos e idosos foram ouvidos. O resultado apontou que cerca de 29,01% dos entrevistados avaliaram seu sono como ruim, a maioria mulheres.

Por que uma noite mal dormida é prejudicial?

O estudo também revela que a má qualidade do sono prejudica as atividades diárias e básicas das pessoas, como dirigir, trabalhar ou estudar. Quando não se trabalha de maneira eficiente, por exemplo, a pessoa fica sujeita a perder o emprego, o que causa impacto social e econômico do indivíduo. Dormir mal também pode provocar mudanças no metabolismo, o que gera o acúmulo de gordura corporal e consequentemente, causa dores físicas.

Uma boa noite de sono é revigorante

Ao prezar pelo descanso e dormir a quantidade de horas suficiente, o corpo age totalmente diferente. Disposição, bom humor e qualidade de vida são alguns dos benefícios para os que dormem bem. Outro benefício, é que o corpo queima calorias durante o sono, o que auxilia aqueles que estão em processo de emagrecimento.

 

Conheça a CPAPS

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Dormir mal pode trazer riscos à saúde. Confira alguns

Dormir de barriga para cima causa apneia do sono?

Como o ronco do parceiro pode afetar sua saúde?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *