Sonolência durante o dia: como evitar?

A sonolência durante o dia traz malefícios para o bem-estar e saúde daqueles que têm uma noite mal dormida, já que desânimo prejudica, e muito, a execução de tarefas diárias.

Em geral, especialistas recomendam a um adulto de 07h a 09h de descanso, mas, muitas vezes, mesmo quem consegue dormir a quantidade recomendada pode sofrer de cansaço ao longo do dia.

Para evitar esta sonolência e melhorar o rendimento durante o dia, confira algumas dicas:

Gaste energia durante o dia:

Além de cansar o corpo, a queima de gordura e a consequente perda de peso melhoram a respiração, tratando a apneia e outros problemas que são um obstáculo para uma boa noite de descanso.

Organiza-se para o dia seguinte:

Para evitar que as preocupações da rotina prejudiquem o sono ou até provoquem insônia, o melhor é pensar e planejar bem a lista de afazeres do dia seguinte antes de se deitar.

Prepare-se para dormir

Pelo menos 30 minutos antes de dormir, não se renda a livros, filmes e atividades estimulantes. Deixe o seu corpo relaxar para o cansaço chegar. Se possível, também deixe o celular de lado.

Cuide do seu quarto

O ideal é que o ambiente para dormir seja escuro e silencioso, pois, ao ter claridade e sons demais, o corpo não “entende” que é hora de dormir.

Observe-se

Problemas respiratórios são altamente prejudiciais, pois podem facilitar a ocorrência de ronco, apneia, pequenos despertares e falta de sono profundo. Por isso, fique atento aos sinais do seu corpo.

Respeite o seu relógio

Dormir e acordar no mesmo horário, inclusive aos finais de semana, faz com que seu corpo se acostume com um rotina, contribuindo para uma boa noite de sono.

Escolher bem os alimentos e bebidas na hora de dormir

Não durma com fome e nem abuse dos alimentos. Antes de dormir, prefira frutas e verduras, leite e chás, que são bons para acalmar.

Comentários

  1. Avatar de Adelmo Lopes de Lima
    Adelmo Lopes de Lima

    Venho há quatro anos tendo dificuldades para dormir. Após três horas de sono acordo de sobressalto com falta de ar, as vezes com taquicardia e perco totalmente o sono por um período de uma a duas horas. Após esse tempo volto a sentir um forte relaxamento e volto a dormir mas, muitas vezes esse sono não é prazeroso e fico embolando na cama preferindo me envolver em alguma atividade. Já fui a pneumologista, gastro e otorrinos . E esse último solicitou um exame de polissonografia que me diagnosticou com apnéia do sono. Há dois anos atrás iniciei um tratamento com o CEPAP mas, não consegui me adaptar. Ultimamente fui orientado para o uso do CEPAP novamente. Comprei o equipamento e venho enfrentando sérias dificuldades de adaptação. As primeiras três horas de sono até que consigo usando o aparelho mas, na sequência dormindo, retiro o aparelho e acordo com o nariz entupido, boca e garganta ressecada. Assim meus dias são péssimos, fico cansado, sonolento, sempre fui muito ativo mas, estou tendo dificuldades até para minhas tarefas diárias.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Adelmo, como vai?

      A adaptação ao tratamento da apneia do sono realmente não é fácil, demanda tempo, persistência e paciência. Muitos novos usuários acham que, por não conseguirem dormir à noite inteira com o CPAP, devem desistir, porque, afinal, não conseguiram se adaptar. Não tem como negar que a adaptação ao tratamento da apneia do sono pode fazer com que a pessoa sofra algumas mudanças, e há grande probabilidade de não ser confortável no início. Então, essa ainda pode ser uma das razões de acordar se sentindo pior ao usar o CPAP. Mas pense que isso é uma fase, e que com o tempo, você vai chegar ao ponto de se sentir confortável o suficiente para dormir e aproveitar os benefícios do uso do CPAP. Uma boa dica é estabelecer metas pra você mesmo. Por exemplo, estipule que durante uma semana, dormirá 4 horas seguidas com o CPAP, e nas semanas seguintes aumentará o tempo. Além de aliviar a tensão de ter que dormir à noite inteira com o CPAP, com o passar do tempo você encontrará posições para dormir melhor. Quanto aos desconfortos referente a congestão nasal e ressecamento, geralmente podem ser solucionados com alguns ajustes no CPAP e correção de ajuste da máscara. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *