O novo lançamento da Philips Respironics já chegou aqui na CPAPS. O Trilogy Evo, ventilador de suporte de vida, vem em formato portátil para oferecer o mesmo tratamento do hospital para o domicílio.
Ele é recomendado para que os pacientes tenham mais praticidade e autonomia, garantindo o conforto e a ininterrupção da terapia respiratória. Nesse artigo, você irá conferir todos os detalhes sobre o produto e entender qual a sua funcionalidade.
O que é e como funciona a ventilação de suporte à vida
Como o nome sugere, a ventilação de suporte à vida é um equipamento médico que age de maneira a garantir que o paciente, que necessita desse tipo de acompanhamento, não tenha sua respiração interrompida durante determinado tratamento.
Um artigo publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia explica que esse método “permite que o paciente controle a frequência respiratória e o tempo respiratório e, dessa forma, o volume de ar respirado”.
Leia também:
Sendo assim, o volume corrente depende do esforço de inspiração, da pressão de suporte pré-estabelecida e da mecânica do sistema respiratório.
A ventilação de suporte à vida é um tipo de ventilação mecânica não-invasiva (VNI), que propicia a troca gasosa e reduz o trabalho do trato respiratório. Explicamos mais nesse conteúdo aqui!
A ventilação de suporte à vida é destinada para pacientes em diferentes quadros clínicos. Dentre os principais, estão:
- Insuficiência respiratória;
- Alteração do nível de consciência, com falha no controle do centro respiratório;
- Doenças neuromusculares;
- Resistência aumentada das vias aéreas ou obstrução grave;
- Aumento excessivo do trabalho respiratório com risco de fadiga; e
- Necessidade de sedação profunda, como em procedimentos cirúrgicos.
A ventilação pode ser utilizada tanto em terapias intensivas, quanto de maneira domiciliar – complementar ou fundamental para tratamentos respiratórios. E, dependendo do quadro clínico do paciente, o suporte ventilatório pode proporcionar uma respiração espontânea, podendo alterar os níveis de pressão.

O que muda com o Trilogy Evo?
O novo Trilogy Evo, da Philips Respironics, surge com uma nova proposta de tecnologia e conforto ao paciente. Sua primeira característica que o diferencia de outros ventiladores é a utilização em ambientes dinâmicos, por exemplo.
Com essa função, o Trilogy Evo tem uma funcionalidade cruzada alargada, com recursos para tratar pacientes em estado crítico e crônico com uma variedade de definições. Ambientes de cuidados subagudos ou crônicos, no domicílio do paciente ou durante sua rotina. É um sistema criado especificamente para ser duradouro, protegido contra danos durante as deslocações e transporte médico.
+ Oxigenoterapia domiciliar: 3 dúvidas mais comuns sobre o tratamento
Mais bateria
Certamente, a melhor qualidade do Trilogy Evo é a bateria de longa duração: 15 horas de plena autonomia. Ou seja, se você precisa passar um dia inteiro sem a possibilidade de carregá-lo, pode ficar tranquilo, pois ele irá te acompanhar sem queda de rendimento.
Em comparação com o Trilogy 100, que era de apenas seis horas de autonomia, o Trilogy Evo proporciona um novo nível de liberdade e mobilidade aos pacientes. Além disso, o sistema está preparado para ser montado num andarilho, ou cadeira de rodas, com mala de transporte aplicável e fácil de utilizar.
Acesso fácil a dados
O Trilogy Evo é um suporte de ventilador não invasivo e invasivo com sensibilidade aumentada para uma grande variedade de pacientes adultos e pediátricos. Com modos de volume e de pressão, AVAPS-AE, SpO2 e monitorização EtCO2, ele possui alarmes de todos os parâmetros que permitem cuidados adaptáveis.
Além disso, o Trilogy Evo utiliza a tecnologia Bluetooth para enviar dados do dispositivo e do paciente através do Care Orchestrator, uma ferramenta que permanece em nuvem. Assim, é possível realizar o acompanhamento regular, entre médico e paciente, podendo criar regras de saúde personalizadas e processos comprovados, além de possibilitar o compartilhamento de dados via USB.
Fácil adaptação
Como citamos anteriormente, um dos grandes benefícios do Trilogy Evo é a fácil adaptação. A tecnologia AVAPS ajusta automaticamente o suporte do ventilador e o paciente alcança a corrente pretendida, enquanto o Auto EPAP se ajusta à menor pressão eficaz para gerir as vias respiratórias superiores. Somado a isso, a ventilação também pode ser feita on demand. A ventilação por bocal não necessita de nenhum esforço de inspiração de modo a ativar a fase inspiratória.
Quer saber mais informações sobre o ventilador Trilogy Evo? Ele já está disponível na loja online da CPAPS, você pode clicar aqui para conferir as indicações e tirar dúvidas com nossos especialistas!
Deixe um comentário