Existem diversos fatores como a máscara, o clima e a adaptação ao tratamento que podem gerar no paciente a necessidade do uso do umidificador para oxigênio. Este aparelho tem a função de manter a umidade em um nível adequado e reduzir os efeitos colaterais do tratamento e danos que podem ser causados devido ao clima.
Para que serve o umidificador?
Sabendo dos usos mais comuns, quando falamos do umidificador presente na adaptação do paciente ao tratamento. Cerca de 40% dos pacientes que fazem o uso do CPAP em seu tratamento, queixam de alguns efeitos colaterais como a congestão nasal e o ressecamento do nariz e da garganta. Estes problemas ocorrem devido ao fluxo de ar que circula nas vias respiratórias que são enviados pelo CPAP ou umidade do ar e podem ser resolvidos através do uso de um umidificador ou um aparelho com umidificador embutido.
O umidificador é ideal para quem sofre com alergia, possui a função de prevenir o ressecamento e ajudar o paciente na sua adaptação ao tratamento com CPAP, o seu uso é indicado principalmente para as pessoas residentes de regiões com clima seco e aos pacientes que tratam com a pressão elevada (acima de 12cmH2O).
As vantagens do uso do umidificador
O umidificador pode amenizar a congestão nasal que é gerada em muitos casos devido à rinite alérgica, sinusite ou resfriados. O ar seco pode ocasionar irritação na mucosa nasal e vias respiratórias causando inchaço e dificuldade na respiração, o umidificador reduz a irritação e propicia melhores condições para as vias aéreas.
Durante o uso do CPAP com uma máscara oronasal/facial os pacientes podem sofrer com o ressecamento da boca, garganta e nariz e o uso do umidificador no tratamento pode controlar esse ressecamento.
O umidificador colabora para o adormecer do paciente, o aparelho aproxima a respiração para o mais próximo do natural, favorecendo um sono mais tranquilo, facilitando que o paciente caia no sono com mais facilidade.
Cuidados com o aparelho
Para usufruir de todos os benefícios do seu aparelho e prolongar a vida útil do mesmo é necessário que o umidificador seja limpo diariamente com água e sabão neutro, evitando assim o acúmulo de fungos e bactérias que podem desenvolver alergias e doenças respiratórias.
O uso adequado do umidificador
O umidificador não é uma peça obrigatória para o seu tratamento, porém torna-se indispensável para os pacientes que buscam uma melhor adaptação ao tratamento.
É ideal que o aparelho seja utilizado toda noite mesmo em períodos em que a umidade não está prejudicada uma vez que o ressecamento também pode ser causado pelo próprio fluxo de ar que o CPAP envia.
Confira alguns umidificadores que podem te ajudar e potencializar a qualidade do seu tratamento:
+ Concentrador de oxigênio com nebulização Mercury 5LPM
+ Umidificador de Oxigênio com Rosca de Metal – Ventcare
+ Umidificador de Oxigênio – RWR
+ Concentrador de Oxigênio EverFlo 5 LPM – Philips Respironics
+ Concentrador de Oxigênio Millennium M10 10LPM com OPI 110V – Philips Respironics
Deixe um comentário