Como usar o CPAP com gripe ou coriza?

É comum que os sintomas da gripe e coriza gerem desconforto em qualquer pessoa, principalmente durante o sono, não é mesmo? Agora imagine quem está em tratamento da apneia do sono e precisa usar a máscara CPAP. O incômodo pode ser ainda maior. Neste post, trouxemos as melhores dicas de como usar o CPAP com tranquilidade mesmo com gripe e coriza.

Veja também: Poluição e tempo seco podem agravar a apneia do sono?

Dicas de como usar CPAP gripado

Como a maioria das doenças respiratórias geram infecções nas vias aéreas, usar  CPAP gripado ou com coriza pode se tornar mais difícil. A explicação para isso é simples: o local do corpo que recebe o fluxo de ar do aparelho é justamente o nariz. Dessa forma, ao receber esse ar positivo e constante essa região pode ficar ressecada.

A melhor forma de usar o CPAP gripado é contar com a ajuda dos umidificadores. O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, conta que eles restauram os níveis de umidade para as membranas mucosas e as vias nasais, aliviando o desconforto extremo que um nariz congestionado causa. Assim, o uso do CPAP gripado ou com coriza torna-se mais agradável!

“O Kit CPAP automático DreamStation com Umidificador, da Philips Respironics, oferece o modo de umidificação adaptativa, que monitora os níveis de umidade ambiente para ajustar automaticamente as configurações de aquecimento e, proporcionar assim, a umidade ideal com menor chance de secura ou condensação no tubo”, finaliza o profissional.

Limpe a máscara CPAP

É fundamental certificar-se de limpar, regularmente, a máscara CPAP. Além de ajudar na usabilidade e durabilidade do aparelho, evita a chance de reinfecção.    

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para o tratamento da apneia do sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Como usar CPAP dentro do avião

Fixador para máscara CPAP: como usar e higienizar?

5 benefícios reais que o CPAP traz para saúde

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

  1. Avatar de luiza helena rodriguez
    luiza helena rodriguez

    finalmente, me adaptei ao meu CPAP RESMART BMC… não durmo sem ele. Usei todas as dicas, e aconselho a todos que estão se adaptando que não desistam.
    Foi demorado ( quase um ano) mas venci!!!
    Aconselho a usarem ÃGUA DESTILADA^para o reservatõrio, porque agua filtrada FURA a base de aquecimento. Depois de dois anos troquei o reservatorio e uso agua destilada, que me da muito conforto.Tenho apenas uma duvida~….DEVO COLOCAR O APARELHO NO NIVEL DA CAMA OU MAIS EMBAIXO

    1. Avatar de Júlia

      Olá Luiza Helena, como vai?

      É recomendado usar abaixo do nível da cama.

  2. Avatar de Nathália
    Nathália

    Boa tarde! Ainda estou me recuperando de uma gripe forte,mas sinto que ainda tem catarro preso no pulmão.
    Posso fazer uai do respiron,nessas condições?

    1. Avatar de Júlia

      Ei Nathalia, bom dia! Tudo bem? Agradecemos por entrar em contato. Como a maioria das doenças respiratórias geram infecções nas vias aéreas, usar CPAP gripado ou com coriza pode se tornar mais difícil. A explicação para isso é simples: o local do corpo que recebe o fluxo de ar do aparelho é justamente o nariz. A melhor forma de usar o CPAP gripado é contar com a ajuda dos umidificadores, pois estes restauram os níveis de umidade para as membranas mucosas e as vias nasais, aliviando o desconforto extremo que um nariz congestionado causa. Para maiores informações, permanecemos à disposição!

  3. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Estou enfrentando uma gripe persistente e desconfio que ela está se alargando tanto por causa do CPAP. Mantenho tudo limpo diariamente mas mesmo assim os sintomas não desaparecem.

    1. Avatar de Júlia

      Bom dia Marcelo, como vai? Agradecemos por entrar em contato. É comum que os sintomas da gripe e coriza gerem desconforto em qualquer pessoa, principalmente durante o sono para quem está em tratamento da apneia do sono e precisa usar a máscara CPAP. A melhor forma de usar o equipamento gripado é com a ajuda de umidificador, pois dessa forma a umidade vai restaurar os níveis de umidade para as membranas mucosas e as vias nasais, aliviando o desconforto do nariz congestionado. Permanecemos à disposição no 0800 601 9922 opção 2!

  4. Avatar de Maria Lucia
    Maria Lucia

    Estou me adapra do com o Cepap. Tenho difuculdade na hora de respirar, o aparelho deuxa a boca livre. Eu respiro pelo nariz, mas solto pela boca, porque fico sem ar. O que eu posso fazer? Respirar pelo nariz, aegurar um pouquinho, dar uma respieada pwla boca, e inspirar novamente pelo nariz, e asdim por diante?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Maria, como vai?

      O aparelho de CPAP envia uma pressão positiva diretamente nas vias respiratórias. Caso tenha algum tipo de obstrução e acabe respirando pela boca durante a noite, o ar que o aparelho envia acaba sendo exalado, fazendo com que sua terapia não seja tão eficiente. Portanto para solucionar o problema é necessário descobrir o porquê a respiração durante a noite está acontecendo pela boca, geralmente está atrelado à obstrução nasal. Em alguns casos, o mais indicado é adicionar o uso de uma queixeira ao tratamento. Esse produto ajuda a manter o maxilar estável durante o sono, assim evitando a abertura da boca, o que, comumente, ajuda a diminuir a possibilidade de garganta seca ao acordar. Reforçamos a importância de buscar auxílio médico, para verificar quais são as melhores opções para solucionar o problema. Estamos à disposição!

  5. Avatar de Karem

    Bom dia. Tenho tentado usar o cpap mesmo com insônia severa, sei que o aparelho não induz ao sono. Tem dia que acordo rouca, e com coriza e o nariz todo ferido por dentro. Informando que nunca tive nada disso. Seria bom parar de usar?????? Na realidade fico ruim com o cpap, sem cpap em alguns dias tô boa

    1. Avatar de Júlia

      Olá, Karem! O desconforto com o CPAP, como rouquidão, coriza e ferimentos no nariz, pode ser comum no início ou devido a ajustes inadequados da máscara. Verifique se a máscara está muito apertada ou causando atrito e considere usar um modelo diferente. O ressecamento causado pelo aparelho também pode ser aliviado com umidificador. Como você está lidando com insônia, o processo de adaptação pode demorar, por essa razão é importante conversar com seu médico para ajustar a pressão do equipamento, garantindo que o tratamento seja eficaz e confortável. Se você se sente melhor sem o CPAP em alguns dias, é fundamental discutir isso com o especialista para avaliar a necessidade de ajustes no tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *