Verão: Como cuidar do CPAP e evitar alergias e desconforto

O verão já está batendo na porta, com as temperaturas aumentando a cada dia. Para quem utiliza o aparelho CPAP, podem surgir algumas dúvidas sobre a utilização durante essa estação do ano. Afinal, com o calor, surgem alguns transtornos comuns da sazonalidade. Alguns exemplos são alergias respiratórias e o uso mais frequente do ar condicionado, que favorecem o ressecamento das mucosas no rosto. Sabendo disso, a CPAPS pensou em algumas dicas para ajudar quem passa (ou quer evitar passar) por isso. Confira!

Alergias são mais comuns no verão?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 35% da população brasileira tenha algum tipo de alergia. As alergias respiratórias estão entre as mais comuns, como ácaros, mofo, pólen, pelos de animais, fumaça de cigarro e cheiros fortes (como perfumes).

As alergias respiratórias podem se manifestar como rinites, a forma mais comum de alergia respiratória. Seus sintomas incluem crises de espirros, corrimento nasal, coceira no nariz, na garganta, ouvidos e olhos, além da congestão nasal. A asma alérgica (caracterizada pelo chiado no peito, falta de ar e respiração curta) também é uma forma bastante comum do problema.

Para quem faz o tratamento para o ronco e apneia do sono, as alergias podem dificultar na hora de dormir. Isso porque, durante uma crise alérgica, as vias respiratórias podem ficar ressecadas ou entupidas, podendo piorar o quadro do paciente. E, dessa forma, o desconforto pode ocasionar a interrupção do tratamento com o CPAP. 

Use um umidificador

Um umidificador tem a função de, como o próprio nome diz, deixar o ar mais úmido e fácil de respirar. Assim, ele alivia os possíveis ressecamentos das mucosas da face (que podem, inclusive, serem causados pelo CPAP). O umidificador pode ser adquirido separadamente, ou já vir embutido no aparelho.

+ Umidificador ajuda no tratamento da apneia do sono para quem tem alergia?

Opções de umidificadores

A loja CPAPS contém diversas opções de umidificadores. Um deles é o Umidificador TX, projetado para manter o CPAP Apex Medical seguro e estável. Ele possui suportes de borracha na parte inferior, o que ajuda a manter a base fixa próxima à cabeceira da cama.

Outra opção é o Umidificador H5i, que possui um avançado sistema de controle de clima, o climate control. Com isso, ele se ajusta automaticamente às mudanças de pressão, alterações no ambiente e aos vazamentos de ar pela boca. 

Para quem deseja um umidificador ainda mais seguro, o Umidificador System One conta o sistema dry box, que veda completamente a passagem de água da câmara para o CPAP, ou para o umidificador. Assim, é eliminado qualquer risco de derramamento durante o transporte. Além desses acessórios, algumas máquinas CPAPS já possuem o umidificador embutido, como é o caso da linha AirSense 10.

Limpe o CPAP com frequência e da forma correta

Limpar o aparelho CPAP não é muito difícil. Para isso, basta utilizar um pano úmido por toda a superfície do equipamento para remover a poeira, evitando, assim, possíveis alergias. Lembre-se de verificar se o cabo de energia está desconectado da tomada, evitando risco de acidentes. Além disso, nunca use produtos abrasivos, como álcool, alvejante e afins.

Realize a troca dos filtros do CPAP

A troca de filtros é essencial para garantir um ar limpo e evitar o acúmulo de poeira, fungos e bactérias no interior do aparelho CPAP. Conforme explicamos nesse post aqui, a maioria dos aparelhos necessita somente de um filtro de ar branco, que facilita a visualização da sujeira. Esse filtro deve ser substituído por um novo a cada 30 dias, ou segundo as orientações do fabricante no manual do produto. 

Dependendo do seu equipamento (CPAP ou BiPAP), pode ser necessário o uso de dois filtros diferentes, como um de espuma e outro filtro ultrafino branco. O filtro de espuma deve ser lavado com água morna e sabão neutro a cada 15 dias.

Comece o ano com a manutenção em dia!

Tudo bem, sabemos que 2020 não foi um ano fácil, mas isso não é motivo para começar 2021 da forma errada. Por isso, que tal agendar a manutenção e higienização do seu equipamento?

A CPAPS oferece serviços de assistência técnica para todos os seus clientes, garantindo a higienização e manutenção da sua máquina. Essa é uma fase importantíssima para garantir a longevidade do CPAP, uma vez que é realizada uma lavagem com detergentes hospitalares, anti-bactericidas de todas as partes plásticas, higienização química e todas as partes do revestimento acústico e partes eletrônicas, além do reservatório de água do umidificador. 

A cada três meses, também realizamos a substituição do elemento filtrante. E, além disso, garantimos a remontagem e recalibração nos padrões originais de fábrica. Você pode realizar um orçamento preciso e sem compromisso clicando aqui!

LEIA TAMBÉM

+ Quando o ronco se torna um problema de saúde?

+ Os 3 fatores que mais atrapalham na hora de dormir

Comentários

  1. Avatar de IVO SANTOS DE AMORIM
    IVO SANTOS DE AMORIM

    Minha indagação é: PORQUE A VEDAÇÃO DE SILICONE DA CÂMARA DE ÁGUA DESTILADA SEMPRE CRIA BOLINAS PRETAS (TALVEZ FUNGOS).
    NUNCA PENSARAM EM MELHORAR A QUALIDADE DESSE ACESSÓRIO?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Ivo, como vai?

      O reservatório de água do Umidificador possui peças de encaixe que devem ser removidas periodicamente para higienização. Os componentes devem ser higienizados semanalmente com água e sabonete antisséptico de pH neutro, deixe-os secar em local arejado longe da exposição solar.

  2. Avatar de Jorge edson vandelli
    Jorge edson vandelli

    Uso meu aparelho cpap todas as noites e ao levantar tenho muita corisa meu nariz escorre sem parar haja papel higiênico o que fazer pois não tenho acompanhamento médico eu ganhei minha máquina tem algo a fazer aumentar a umidade para 4 porque estou usando no nível 3 ?????

    1. Avatar de Júlia

      Olá Jorge Edson, como vai? Aumentando o nível de umidificação do seu acessório solucionará o seu desconforto. Através do seu endereço de e-mail não conseguimos localizar o seu cadastro em nosso sistema para que possamos orientá-lo como configurar o seu equipamento em especial, entre em contato com o nosso suporte pelo telefone 0800 601 9922, com o equipamento em mãos.

  3. Avatar de roseany
    roseany

    bom dia!! minha mãe tem 83 anos e teve q usar o aparelho, porém, tive q interromper 3 vezes pois ela está tendo reação alérgica, coriza, coceira no nariz e espirros, o que vc aconselha q eu faça?

    1. Avatar de Priscilla Vasconcellos
      Priscilla Vasconcellos

      Olá Roseany, bom dia! Na fase de adaptação com o CPAP é comum sentir alguns desconfortos que vão passando com o tempo, por ser algo novo para nós. Caso o equipamento tenha o umidificador acoplado é indicado aumentar o nível de umidificação, essa configuração vai auxiliar bastante no incômodo por evitar o ressecamento que gera alguns desses sintomas. Se desejar, disponibilizamos o 0800 601 9922 que conta com uma equipe de especialistas que podem lhe orientar referente o uso, verificar relatórios e auxiliar nessas questões. Será um prazer lhe orientar 😁

  4. Avatar de Marlon de Carvalho Camargos
    Marlon de Carvalho Camargos

    Bom dia. Desde que comecei a usar o cpap BMC g2 eu comecei a ter pré-crise de asma. Já aumentei r abaixei a umidificação e nada mudou. Por favor me dê uma orientação sobre como resolver isso.
    Obrigado, Marlon

  5. Avatar de Marlon de Carvalho Camargos
    Marlon de Carvalho Camargos

    Bom dia. Desde que comecei a usar o cpap BMC g2 eu comecei a ter pré-crise de asma. Já aumentei r abaixei a umidificação e nada mudou. Por favor me dê uma orientação sobre como resolver isso.
    Obrigado, Marlon.

  6. Avatar de Thais
    Thais

    Gostaria de saber se os usuários do aparelho cpap podem viver com animais de estimação (pq normalmente soltam alguns pelos)?

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Thais, como vai? Não existe problema nenhum em conviver com nossos bichinhos fazendo uso do CPAP! E se você é acostumada a dormir com o seu animal de estimação, o ideal é que a cama e o cobertor sejam grandes o suficiente para que não atrapalhem o sono um do outro, e nem a sua terapia com o CPAP. Lembrando sempre de realizar corretamente a troca de filtros do aparelho e manter os cuidados de higiene básicos do animal em dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *