Os aparelhos CPAP e VPAP são grandes conhecidos daqueles que fazem uso da terapia respiratória ou estão prestes a começar seu tratamento contra a apneia do sono. Contudo, você já parou para se perguntar quais as diferenças entre esses dois equipamentos? Bom, neste conteúdo você vai aprender tudo sobre cada um deles. Confira agora mesmo!
Descubra a utilidade do CPAP e VPAP
Ambos os aparelhos são indicados para o tratamento da apneia obstrutiva do sono e diversos outros problemas respiratórios. Eles são utilizados durante a noite e permitem o tratamento da doença, evitando os problemas respiratórios enquanto o paciente dorme e permitindo um sono mais saudável.
O que é a apneia do sono?
A apneia do sono se caracteriza como um distúrbio respiratório que – como o próprio nome já diz – acontece quando a pessoa está dormindo. Durante a noite, a pessoa acometida pelo distúrbio sofre com paradas respiratórias momentâneas ou uma respiração muito superficial, ocasionando uma baixa oxigenação do sangue e um sono muito mais agitado – impedindo o descanso completo.
Um dos principais indicativos da apneia do sono é o ronco. Isso acontece devido a obstrução das vias respiratórias que ocasionam paradas durante a noite. Contudo, muitas vezes a pessoa que é acometida pela apneia não consegue identificar os sintomas, isso porque ela está dormindo. Geralmente, há a necessidade que outra pessoa avise que está roncando.

Porém, o ronco não é o único sinal do problema, confira alguns outros:
- Engasgos noturnos;
- Acordar diversas vezes durante a noite;
- Dificuldade para se concentrar;
- Baixa no rendimento dos estudos ou trabalho;
- Sonolência diurna;
- Ronco alto com paradas durante a noite;
- Desenvolvimento ou agravamento da depressão;
- Dores de cabeça matinais;
- Garganta e boca seca ao acordar;
- Irritabilidade;
- Impotência sexual.
Comumente, a apneia do sono acomete pessoas com mais de 50 anos de idade. No entanto, isso não pode ser levado como uma regra. Para o diagnóstico conclusivo da doença, ao identificar os sintomas, é necessário que você busque por um médico do sono, que indicará a realização do exame de polissonografia basal, que diagnosticará a doença de maneira conclusiva.
Para analisar a sua saúde e diagnosticar o distúrbio respiratório, clique aqui e descubra qual médico trata apneia do sono. Quer saber tudo sobre a polissonografia basal? Acesse nosso conteúdo sobre o assunto clicando no link a seguir: Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde?
CPAP: o que é e para que serve?
O CPAP é um aparelho voltado para o tratamento contra a apneia do sono. Esse aparelho funciona por meio do envio de um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias, que impede sua obstrução e, assim, atua na terapia respiratória – já que impede que o caminho do ar até o pulmão seja interrompido.
Esse aparelho fornece um fluxo de ar positivo e pode ser encontrado de diferentes marcas e modelos, com recursos e tecnologia que são indicados dependendo do grau da apneia do sono de cada paciente. Geralmente, os pacientes que realizam o tratamento da apneia com CPAPs apresentam melhoras no ronco e qualidade do sono.
Aparelhos biníveis: o que são?
Os aparelhos biníveis são conhecidos como BiPAPs e VPAPs. Ambos os equipamentos são utilizados no tratamento da apneia do sono e diversos outros tipos de distúrbios respiratórios diferentes. Contudo, diferentemente dos CPAPs, esses dois equipamentos proporcionam a possibilidade do uso de duas pressões diferentes no tratamento – uma para a inspiração e outra para a expiração.
Geralmente os aparelhos biníveis são utilizados em casos onde os pacientes precisam aplicar pressões mais elevadas aos seus tratamentos – acima de 16cm/H2O. As duas pressões do aparelho são divididas da seguinte forma:
- Uma de inalação (IPAP), normalmente mais elevada;
- Outra de exalação (EPAP), mais baixa para facilitar a expiração.
+ BiPAP e VPAP: entenda como funcionam os aparelhos biníveis

Qual a diferença entre CPAPs e VPAPs?
A diferença mais notável entre o CPAP e VPAP está na possibilidade de ajuste de pressão para inspiração (IPAP) e outra mais suave para expiração (EPAP), que são disponibilizadas pelos dispositivos biníveis – diferentemente dos aparelhos CPAPS, que não possuem essa função. Contudo, essa diferença só é notável em casos onde a pressão de tratamento recomendada pelo especialista do sono for acima ou a partir de 17cmH2O.
Como escolher o equipamento certo para seu tratamento?
A escolha do aparelho correto dependerá da indicação do seu médico. Ele, por meio da realização do exame de polissonografia basal, saberá qual o grau da sua apneia e, também, qual a pressão ideal para o tratamento adequado para o seu caso. Por isso, antes de comprar o seu equipamento, consulte um especialista no assunto.
Contudo, caso você já tenha os seus exames prontos e a indicação do seu médico, é preciso escolher o equipamento certo. Para te ajudar nisso, separamos 2 CPAPs e 2 VPAPs top de linha, com tecnologia de primeira, que vão revolucionar o seu tratamento contra a apneia do sono. Continue a leitura e confira agora mesmo!
VPAPs para o seu tratamento
O primeiro aparelho que trouxemos para te apresentar é o VPAP AirCurve auto 10 S. Esse aparelho binível conta com um design bem elegante, é portátil e é muito leve. Além disso, o equipamento é muito fácil de usar, devido ao seu menu intuitivo para fácil navegação e gerenciamento de resultados acompanhado pelo seu médico.
Outro aparelho incrível para o seu tratamento é o VPAP AirCurve 10 ST-A. Ele conta com umidificação integrada, que permite a umidificação das vias aéreas durante o tratamento, impedindo o ressecamento e sensação de boca seca logo pela manhã. Além disso, ele conta com pressão inteligente, se adaptando automaticamente ao paciente.
CPAPs para o seu tratamento
Uma opção de CPAP ótima para o seu tratamento da apneia é o S10 AutoSet, da ResMed ou sua versão feminina S10 AutoSet for Her Esse equipamento conta com umidificação integrada, pressão automática e um tratamento conectado, além do alívio de pressão expiratória. Tudo isso garante o mais alto conforto e, claro, eficiência da sua terapia respiratória.
Mais uma possibilidade de CPAP muito bom para a sua terapia é o AirMini AutoSet portátil, da ResMed. Esse equipamento é conhecido como o menor CPAP do Brasil. Devido ao seu tamanho e peso reduzido, ele é ótimo para viagens e para quem precisa de um equipamento portátil para ter sempre consigo.
Quer mais equipamentos? Conheça nossa loja!
Você ainda não conhece a nossa loja online? Por lá você consegue encontrar todos os equipamentos para o seu tratamento, sejam CPAPs, BiPAPs ou VPAPs. Além disso, por lá você pode comprar todos os acessórios, como máscaras, umidificadores e fixadores. Acesse agora mesmo a nossa loja online clicando aqui!
Deixe um comentário